Garça discute plano de combate às queimadas

Reunião discutiu forma de combater as queimadas (Foto: Divulgação)
Devido à época de estiagem, com chuvas bem abaixo do normal, umidade relativa do ar baixa e calor intenso, os problemas de saúde dos moradores têm crescido drasticamente.
Para complicar ainda mais, várias queimadas começaram a afetar Garça (distante 35 quilômetros de Marília). A impressão dos moradores é que a cidade está envolta em uma névoa de fumaça.
O prefeito João Carlos dos Santos (DEM) convocou uma reunião na última sexta-feira (20), que contou com a participação do Corpo de Bombeiros de Garça; do chefe de gabinete, Cassiano Pelegrini; do secretário de Administração dos Serviços Públicos, Reginaldo Moreti; e do coordenador de operações da Defesa Civil de Garça e coordenador adjunto do Estado, Leandro Antônio Gomes de Sá.
O chefe do Executivo solicitou o desenvolvimento de um plano de contingência para combater os incêndios que começaram a acontecer na cidade. Queimadas na região do bairro Monte Verde foram percebidas na última semana.
“A minha solicitação é para que todos se esforcem e desenvolvam este plano o mais rápido possível. Autorizei também adaptações nos equipamentos de combate à incêndios que a Prefeitura tem e a compra de novos equipamentos, que devem ser avaliados pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. O SAAE também deve fazer investimentos nesta área”, disse o prefeito.
O diretor da Defesa Civil de Garça alerta para a necessidade da realização de aceiros nas propriedades rurais, próximos às plantações ou às cercas.
A largura deve ser de, pelo menos, dez metros. O principal objetivo dessa técnica é de romper a continuidade da vegetação e retirar matéria orgânica do local. Desta forma, se ocorrer um incêndio, o fogo fica em um espaço restrito e não irá se propagar.
O Corpo de Bombeiros já promove a Operação Corta Fogo, com o objetivo de controlar as queimadas na região. Esta ação é executada entre os meses de junho a outubro, quando, estatisticamente, acontecem a maioria dos incêndios, sejam em terrenos, propriedades rurais ou em reservas florestais.
Na imensa maioria dos casos, as queimadas são causadas pela ação do homem, sendo ato intencional ou por negligência.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, há diversas causas de incêndios: limpeza de área, queimas de restos de cultivo e para colheita, pontas de cigarro, fósforos acessos, tochas de balões, descargas elétricas, limpeza de acostamento de rodovia, fogos de artifícios e sinalização noturnas com tochas de fogo.
Caso algum morador perceba algum foco de incêndio em florestas, rodovias ou qualquer outro local, deve ligar para o telefone 193 para uma ação imediata do Corpo de Bombeiros ou para o (14) 9 9700-2310, telefone da Defesa Civil em Garça.