Fé transforma mulher tetraplégica em escritora em Marília
A perda da saúde, subitamente, provocou uma reviravolta na vida da técnica em segurança no trabalho Karla Moreno de Castro, de 35 anos. Há uma década ela é tetraplégica, o que não impediu uma nova transformação, agora para melhor. A tecnologia e a vontade de viver a transformaram em uma escritora.
Karla acaba de lançar um livro. Tempos Memoráveis é um ebook, ou seja, pode ser lido de forma digital. A autobiografia foi construída, letra por letra, pela própria autora, que consegue mover apenas as pontas dos dedos.
Nascida em São Bernardo do Campo, moradora na zona Norte de Marília, ela se comunica com seus familiares e também com outras pessoas através da internet, usando um kit de equipamentos adaptados, desenvolvidos inicialmente pelo hospital Sarah Kubitschek, em Brasília.
Smartphone, uma espécie de mouse com sensores sofisticados e uma tela são a base de seu instrumental. Tudo isso é preciso porque parte dos sons que Karla emite são compreensíveis para os familiares, que estão acostumados. Mas, para outras pessoas, a linguagem dela é o texto.
No livro, a técnica de segurança, que havia acabado de se formar quando adoeceu, relata os primeiros meses após uma trombose cerebral – espécie de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Porém, a obra se ocupa muito mais do processo de reabilitação mental e espiritual de uma mulher que teve as suas funções cognitivas preservadas. A autobiografia conta como ela fez uma transição para “uma nova vida”, com força indescritível e fé inabalável.
Embora não tenha mais os movimentos de seu corpo, a mariliense preservou plena consciência de seu estado físico, do amor de seus familiares e da fé em Deus, que lhe confere razões à sua existência.
Com um cérebro potente para o pensar, a dor e o medo foram suplantados por uma grande resiliência. Karla ressignificou as perdas e conseguiu – inclusive no livro – escrever reflexões que podem ajudar outras pessoas.
A mãe, Márcia Moreno, afirma que o livro pode ser classificado como uma obra de autoajuda. Mas acima de tudo, é um diário emocionante no qual ela mesma [a mãe] acabou sendo surpreendida.
“Ela não me contou o que estava fazendo. Ela fica no computador bastante tempo, sei que ela conversa com muita gente, mas é o espaço dela, que eu respeito. Quando ela pede minha ajuda eu participo, mas não fico questionando”, disse Márcia.
Recentemente, quando estava na etapa final do projeto, Karla chamou os familiares e revelou que queria publicar um ebook. A ajuda para a conclusão, logicamente, veio de forma rápida e o livro ganhou formato e ilustrações.
Ao Marília Notícia, Karla agradeceu a oportunidade da divulgação, contou sobre sua principal inspiração e pediu que as pessoas tenham fé.
“Escrevi depois que tive um encontro com Deus. Ele mandou eu fazer. Precisamos ter fé. Obrigado por lerem”, disse, em mensagem transmitida por Márcia.
COMO ADQUIRIR
Contatos com a autora e a compra do livro podem ser feitos por meio da rede social que ela mesma administra [@karla.m.castro] ou o telefone (14) 99761-5990 [clique aqui para iniciar uma conversa]
Os recursos arrecadados com a venda do ebook são destinados à melhoria da qualidade de vida de Karla, que vive com dois irmãos e a mãe, no bairro Prolongamento Palmital, na zona Norte da cidade.