

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
5, abr / 2025, 11:47h Bom dia
Mais duas mortes por dengue foram confirmadas em Marília pela Secretaria de Estado da Saúde. A nova parcial de casos e óbitos foi divulgada nesta terça-feira (1º) no Painel de Arboviroses do Governo Paulista.
Somadas as duas perdas pela doença, Marília chega a 10 óbitos apenas em 2025. Outras 11 mortes seguem em investigação. A cidade vive epidemia de dengue e está em situação de emergência desde 20 de fevereiro.
Segundo a última atualização do Painel de Arboviroses, Marília soma 5.474 casos confirmados, tem 8.496 em investigação em um cenário de 13.970 prováveis. Outros 4.297 foram descartados após análise clínica.
Até o momento, pelo menos 344 pessoas morreram em todo o Estado de São Paulo. Há 490 mortes em investigação. O mosquito Aedes aegypti já havia infectado 370 mil pessoas. Há 110,8 mil casos em investigação.
PESAR
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) manifestou pesar pelas novas mortes em visita à Unidade da Saúde de Família (USF), onde assinou ordem de serviço de reformas que já estão em andamento.
“A gente lamenta muito. Tomamos todas as medidas necessárias quando assumimos o governo em janeiro. Medidas que deveriam ter sido tomadas anos atrás, de prevenção, de educação”, afirmou. “O que nos restou foi fazer ações paliativas, que é o cuidado com as pessoas, e também de prevenção. Mas, já era tarde”, completou o prefeito.
POLOS
Além de ações de combate a focos de reprodução do mosquito transmissor, a Prefeitura de Marília mantém desde fevereiro três polos de atendimento exclusivos para pessoas com sintomas da doença.
Dois funcionam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 21h. Um na zona norte, no Santa Antonieta (rua Bertha de Camargo Vieira, 595) e outro na zona sul, no Nova Marília (avenida Mem de Sá, 360-A).
O terceiro polo tem funcionamento 24 horas na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), na avenida das Esmeraldas, 1.001. Além do atendimento, os pacientes recebem um kit para tratamento em casa.
FUMACÊ
Ainda na manhã desta terça-feira, durante o anúncio de reformas na UBS Jânio Quadros, a secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, confirmou reforço na nebulização realizada em vários pontos da cidade.
“Ampliamos o horário de serviço, com pagamento de hora-extra, para que esse trabalho continue no final das tardes e aos sábados”, afirmou. “É um trabalho importante que precisa ser intensificado.”
A secretária pediu a compreensão da população quanto a eventuais desconfortos provocados pelo fumacê, como é conhecida popularmente a nebulização. “São ações necessárias, pelo bem de nossa população”, conclui.
NOTA
Em nota divulgada à imprensa na tarde desta terça, a Prefeitura de Marília reconhece apenas mais um óbito em decorrência da dengue no município. O texto informa que o nono óbito é de uma mulher, de 60 anos, portadora de doença cardiovascular crônica.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a paciente apresentou início dos sintomas no dia 6 de março. Procurou atendimento médico no dia 8, foi internada no Hospital de Clínicas em 15 de março e foi a óbito no dia 16.