Desmitificando o bruxismo

Muitos já ouviram falar do termo ‘bruxismo’, mas afinal, você sabe o que é o bruxismo e como ele pode interferir na sua vida?
O bruxismo é o termo usado para as pessoas que tem o hábito de ranger e/ou apertar os dentes. Esse hábito parafuncional é causado por múltiplos fatores, porém, na maioria dos casos está relacionado com o estresse e ansiedade, entre outros fatores genéticos, físicos e de má oclusão dentária.
Os sintomas mais comuns é a cefaleia recorrente, com dores de cabeça, além de travamento da boca e fadiga muscular na região da face. Já nas estruturas dentárias o sinal mais comum é o desgaste dental.

Sabendo disso como eu devo tratar o bruxismo?
A dica de ouro é sempre tratar a causa e não o sintoma.
Já que um dos principais fatores que levam a esse hábito de apertar é o estresse e a ansiedade, eu indico aos meus pacientes mudanças de hábitos, como praticar esportes, ficar menos tempo em telas eletrônicas, manter uma alimentação saudável e a calma com os boletos.
Muitos me perguntam sobre a placa de bruxismo (miorrelaxante). Ela acaba protegendo os dentes. Porém, não trata a causa do problema. Somente em casos muito específicos é recomendada, e em um curto período de tempo.
Outra dica importante é se policiar. Quando se pegar apertando os dentes durante o dia, tente desencostá-los. Já se o ranger dos dentes for dormindo, o indicado nesses casos é, além de mudar os hábitos, procurar ajuda com outros profissionais, caso precise entrar com calmantes, seja naturais (fitoterápicos) ou fármacos tradicionais.
Além disso, é importante procurar um bom cirurgião dentista para checar a oclusão dos dentes, pois isso também pode interferir nesse transtorno.

Quando o paciente já chega com os dentes muitos desgastados devido ao bruxismo, é importante fazer o paciente se conscientizar sobre o que levou a esse quadro, para que em seguida, possamos reabilitar e devolver as estruturas dentárias perdidas.
Hoje temos muitas tecnologia e materiais revolucionários para o processo de reabilitação, fazendo com que a odontologia brasileira seja uma das mais reconhecidas mundialmente. A melhor opção para esses casos seria as lentes dentais, tentando sempre preservar as estruturas remanescentes, pois além delas devolverem a parte estrutural perdida, darão uma anatomia, cor e alinhamento dental mais estético. Em muitos casos, também deixam a pessoa com aspecto mais jovial, melhorando assim sua autoestima.

E o botox pode ajudar no bruxismo?
Sim. O botox tem o efeito de deixar o músculo mais fraco, fazendo com que o paciente não tenha muita força para conseguir apertar os dentes, porém, acaba sendo um tratamento paliativo, já que seu efeito tem um prazo curto no organismo. O paciente precisa sempre repetir as aplicações.
Fazemos todos esses diagnósticos e tratamentos na Lá Belle Odontologia.
***
Paulo Moreira é dentista, professor e fundador da Lá Belle Odontologia.
A clínica Lá Belle Odontologia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h, na avenida Carlos Gomes, 245, no Centro de Marília. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone pelo WhatsApp (14) 9 9863-4600 [clique aqui].
Os pacientes também podem encontrar mais informações no Instagram @odontolabelle e @drpmoreira.
