Ciht da Santa Casa realiza captação de órgãos
A Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (Ciht) da Santa Casa de Marília realizou captação de múltiplos órgãos neste dia 5 de abril em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital das Clínicas (HC/Famema) de Marília. As equipes das unidades hospitalares trabalharam em conjunto, o que resultou no sucesso dos procedimentos.
Sob a supervisão da Organização de Procura de Órgãos (OPO), foram retirados ossos, rins, fígado e globo ocular (para transplante de córneas) de paciente de 54 anos vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico com posterior morte encefálica confirmada após exames detalhados, seguindo todos os protocolos preconizados pela legislação vigente.
O fígado e os rins foram levados para a capital paulista (de avião), enquanto que os ossos e as córneas ficaram em Marília, seguindo orientações da Central de Transplantes que coordena a fila de espera por doações de órgãos.
A Ciht da Santa Casa de Marília coordenou a captação de múltiplos órgãos, que não acontecia desde agosto de 2020 em virtude das dificuldades trazidas durante o período crítico de pandemia de Covid-19.
“A captação de órgãos é resultado do trabalho de conscientização que realizamos constantemente, pedindo para que as pessoas informem seus familiares que são doadoras de órgãos. Após a nossa abordagem e a autorização dos familiares, realizamos o trabalho de retirada dos órgãos a serem transplantados”, enfatiza a coordenadora da Ciht da Santa Casa de Marília, enfermeira Marisa Stradioto.
Agradecimento especial foi feito pela coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes aos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e do Centro Cirúrgico, além de equipe multiprofissional da Santa Casa de Marília que atuou de forma intensa para o sucesso da captação dos órgãos a serem transplantados posteriormente. “Cada um deles tem grande importância neste processo. O nosso muito obrigado a estes grandes profissionais”, finaliza.