Caravana da Vida leva garcenses para doar sangue em Marília
A Secretaria de Saúde, em parceria com o Hemocentro de Marília, realizará uma grande corrente do bem através da doação espontânea de sangue no último sábado do mês, dia 29 de julho.
Até dezembro, em sábados programados, um ônibus sairá do Paço Municipal às 7h da manhã e levará todos os doadores para o Hemocentro de Marília. As datas dos próximos meses serão: 26 de agosto, 30 de setembro, 21 outubro, 25 de novembro e 16 de dezembro.
A Secretária de Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, pede que os interessados façam um pré-cadastro através do número (14) 3471-4959.
“Nós levaremos todos os interessados, mas pedimos esse pré-cadastro, no qual o interessado ligará passando seu nome completo e um contato, para saber o número de pessoas e definir se precisamos de um ônibus ou dois. Todas as pessoas que estiverem na frente do Paço no horário combinado serão levadas, sendo apenas uma medida para agilizar a condução necessária”.
Deyse ainda pontua que é extremamente necessário que a pessoa leve no dia da doação um documento oficial com foto, podendo ser o RG, Carteira de Trabalho ou então a Carteira de Motorista. Além disso, durante o questionário no Hemocentro, será questionado qual a data da aplicação da última dose contra Covid, não sendo necessário levar a carteira de vacinação, mas importante que a pessoa saiba a data.
Confira o que é necessário para se tornar um doador:
- Ter entre 16 e 69 anos (lembrando que se você tem 16 e 17 deve estar acompanhado de um responsável);
- Pesar mais de 55Kgs;
- Os homens podem doar a cada 60 dias, com o máximo de quatro doações por ano;
- As mulheres podem doar a cada 90 dias, com um máximo de três doações por ano;
- Não há necessidade de jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos e, caso sua refeição seja abundante, aguarde até horas para realizar a doação.