Análise semanal mostra queda de mortes em Marília
A quantidade de óbitos semanais por Covid-19 registrou a segunda queda seguida em Marília, e os números voltam a se aproximar daqueles registrados no começo do colapso das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), segundo os dados oficiais da Prefeitura.
O levantamento feito pelo Marília Notícia considera a sexta-feira (28) como o último dia da semana, neste caso especificamente, já que a administração municipal deixou de divulgar os boletins epidemiológicos aos sábados – e também aos domingos e feriados.
Em sete dias – fechados nesta última sexta (28) – foram registradas 32 mortes pela doença entre os marilienses. No período imediatamente anterior, foram 36 óbitos e, antes disso, 45 vítimas fatais do coronavírus.
A última semana em que foram anunciadas menos mortes do que agora foi a fechada em 26 de março, com 31 óbitos. Durante aquele mês, a quantidade de vítimas da pandemia passou a crescer assustadoramente no município.
Apesar de uma lotação total dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 já ter sido registrada em janeiro, foi entre o final de fevereiro e meados de março que este patamar foi alcançado de forma praticamente constante até o momento.
Até agora, a ocupação desse tipo de leito se mantém em 100% ou em índices próximos disso. A falta de leitos tem feito marilienses serem internados em outras cidades, e dezenas de mortes na fila de espera por uma vaga de terapia intensiva já foram registradas na cidade.
Contudo, nos últimos 15 dias, uma queda significativa no número de óbitos semanais pelo coronavírus, registrados em Marília, começou a se desenhar. A questão é se o declínio será sustentado ou não.