Incêndio consome 200 mil metros quadrados de área rural na zona norte
Um incêndio consumiu mais de 200 mil metros quadrados de pastagens e mata em áreas de preservação permanente (APP) em Marília, desde a manhã desta segunda-feira (25). Segundo informações da Defesa Civil da cidade, as chamas só foram controladas hoje pela manhã (26), cerca de 24 horas depois do início.
O relato é de que o fogo começou em uma área de pastagem às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), ao lado do condomínio Green Valley e em frente a um posto de combustível já chegando no distrito Padre Nóbrega, na região norte de Marília.
As chamas avançaram para os fundos do local, atingindo a mata do vale, o que dificultou o trabalho de contenção realizado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com ajuda da empresa Replan Saneamento e Obras.
As equipes trabalharam durante o dia e a noite, mas não conseguiram evitar que uma grande região fosse queimada. A área queimada de 200 mil m² é maior do que 24 campos de futebol.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, não foi possível identificar se houve alguma morte de animal que vive nas imediações. A Polícia Militar Ambiental deve emitir um laudo sobre o incêndio em breve.
As informações iniciais são de que as chamas não teriam atingido construções da área, mas a Defesa Civil alerta que devido à baixa humidade do ar há possibilidades de novos focos. Por precaução, a Prefeitura suspendeu o atendimento da Unidade de Saúde da Família (USF) Vida Nova Maracá nesta terça-feira (26).
O Executivo Municipal informou que o incêndio provocou muita fumaça, obrigando a evacuação do local, e orienta a população que necessite de atendimento com urgência para se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!