MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 28 mar. 2023

Vacinação contra raiva chega a mais de 400 cães e gatos

por Marília Notícia

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu no último sábado (25) duas importantes ações em animais: vacinação contra raiva e também coleta de sangue para teste rápido de leishmaniose visceral.

As ações foram realizadas pela equipe da Divisão de Zoonoses na Unidade Saúde da Família (USF) Aniz Badra, que fica na rua Urias Avelino de Moraes, s/n, no bairro César de Almeida, zona Norte da cidade.

De acordo com a Divisão de Zoonoses, ao todo foram vacinados 343 caninos e 77 felinos. Foi feita ainda a coleta de sangue de 97 cães.

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC), também conhecida como Calazar, é uma zoonose causada por um protozoário do gênero Leishmania, que acomete os cães, os quais são considerados, no ciclo urbano de transmissão, os principais reservatórios, através do qual, o homem pode se infectar.

SINTOMAS

Os principais sintomas da LVC são perda de apetite, emagrecimento, pelo opaco, queda de pelos, aparecimento de feridas na pele (em especial na face, focinho e orelhas) e, num estágio mais avançado, o crescimento exagerado das unhas (onicogrifose) e perda dos movimentos das patas traseiras (parestesia).

Se não tratada, a doença pode evoluir, atingindo órgãos importantes, como o fígado e a medula óssea. Existem dois tipos de Leishmaniose: a cutânea e a visceral. No entanto, quando falamos em cachorros, a mais comum é a visceral, já que o pet não é o hospedeiro preferencial do outro tipo da doença.

A Leishmaniose canina até poucas décadas atrás resultava na eutanásia dos animais infectados. Porém, com o avanço da medicina veterinária, hoje é possível tratar a doença reduzindo a carga viral e garantindo o bem-estar do pet ao longo da vida.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
  • 2
    Corpo de idosa é localizado em poço após escavação de quase 30 metros
  • 3
    Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
  • 4
    Deslizamento em obra deixa quatro mortos em Promissão

Escolhas do editor

GOLPE COM ENDEREÇO
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimasEsquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas
EDUCAÇÃO
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até marçoObra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março
ORDEM JUDICIAL
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em MaríliaPolícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
Polícia faz operação contra pedofilia e violência doméstica em Marília
CARREIRA
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicadoCâmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado
Câmara de Marília homologa concurso e resultado final é publicado

Últimas notícias

Capes atribui nota 4 a mestrado profissional da Unimar na área de Saúde Animal
Agentes se formam em curso técnico e Danilo destaca ganhos à saúde e à população
RIC Ambiental amplia formas de pagamento e libera parcelamento da fatura
Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie