Bolsa Família cai ao menor patamar desde 2008 em Marília
Marília registrou em novembro de 2019 o menor número de benefícios pagos pelo Programa Bolsa Família desde o final de 2008. No último mês com dados disponíveis foram verificadas 5.321 famílias beneficiadas.
Antes disso, o menor nível foi de 5.173 benefícios pagos na cidade, mais de 11 anos antes. Nos primeiros meses do governo Jair Bolsonaro (sem partido) a quantidade de famílias assistidas chegou a aumentar, mas a partir de junho houve uma queda brusca.
Em menos de um ano a cidade perdeu mais de 700 benefícios, segundo apurado pelo Marília Notícia nos Painéis de Monitoramento do Governo Federal.
A partir do sexto mês do ano passado houve uma redução drástica na quantidade de novos benefícios concedidos para Marília.
Enquanto no quinto mês de 2019 foram autorizados 179 novas bolsas, nos meses seguintes a média foi de apenas três a cada 30 dias. Entre junho e outubro, apenas 15 novos benefícios foram liberados.
Já em relação ao número de benefícios cancelados nos mesmos cinco meses a média foi de 110 a cada 30 dias.
Valor médio
Em novembro de 2019 foi pago o montante de R$ 925,1 mil pelo programa no município. Isso significa um benefício médio de R$ 173,88.
Apesar da queda de benefícios, o valor médio nominal nunca esteve tão alto. No entanto, neste caso a cifra acaba representando uma espécie de “miragem”, já que não envolve o cálculo da inflação sobre os dados do passado.
Em comparação com o começo do ano passado, por exemplo, o acréscimo no benefício médio pago em Marília, ficou abaixo da inflação.