21ª Japan Fest tem início com homenagem à Izumisano e pioneiros do evento
A abertura da 21ª edição da Japan Fest aconteceu na noite desta quinta-feira (25), com homenagens à comitiva da cidade japonesa Izumisano e aos pioneiros do evento realizado na sede campestre do Nikkey de Marília. Cerca de duas mil pessoas acompanharam o show da dupla Jad & Jefferson.
A Prefeitura de Marília, representada pelo chefe de Gabinete, Levi Gomes de Oliveira, entregou títulos de visitantes ilustres aos representantes de Izumisano: Kazuhiro Mine, diretor de Colaboração Cidadã no Japão; Koichi Furutani, secretário-geral parlamentar; Kunihiro Tanaka, diretor de Relações Internacionais; Noriaki Imanishi, diretor do Departamento da Indústria de Estilo de Vida da cidade japonesa; Natália Yumi Inoue Hidaka, coordenadora de Relações Internacionais; e Teruhiko Nitta, presidente da Câmara Municipal de Izumisano.
O vereador Élio Ajeka (PP), atual presidente da Comissão de Registros Históricos, oficializou a entrega de uma placa de agradecimento a todos os pioneiros e voluntários da Japan Fest, desde a primeira edição em 2005.
“Em nome da Comissão de Registros Históricos, a Câmara entregou uma placa comemorativa em alusão a todos os anos da Japan Fest em nossa cidade. São mais de 800 voluntários que foram eternizados nesta placa simbólica e estão sendo honrados em nossa homenagem”, destacou o vereador.
O presidente do Nikkey, Silvio Harada, agradeceu o apoio do Poder Público e dos patrocinadores para a realização de mais uma edição do evento. “Sempre contamos com o empenho da Secretaria da Cultura, dos voluntários, empresas parceiras, Governo do Estado e, em especial, do amigo Keniti Mizuno, um dos principais organizadores”, ressaltou.
Sempre presente no evento, o ex-deputado federal Walter Ihoshi (PSD), atual diretor regional da Subsecretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado, comentou que a expectativa é de grande público para a edição deste ano.
“Emoção e satisfação em estar aqui novamente, porque a Japan Fest de Marília é uma das três maiores festas da comunidade japonesa no Brasil. Os organizadores estão de parabéns. Devemos receber mais de 80 mil pessoas até domingo no Nikkey”, afirmou Ihoshi.
O presidente da Câmara Municipal de Izumisano, Teruhiko Nitta, também usou a palavra [em japonês] para saudar o público mariliense e da região. Ele contou com o auxílio de uma tradutora. “Seis pessoas de Izumisano estão participando dessa edição, assim como fizemos no ano passado. A relação da nossa cidade com a ‘irmã’ Marília se deu pela parceria envolvendo o beisebol, que tem forte atuação no Nikkey. Reafirmo aqui nossa relação de amizade e parabenizo toda população pelo evento”, disse a autoridade internacional.
A ausência do prefeito Daniel Alonso (PL), da deputada estadual Dani Alonso (PL) e do vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL) chamou a atenção.
“Faço questão de sempre estar presente nesse evento, em respeito à todo legado deixado pelos imigrantes japoneses e comunidade nipônica local que ajudou a construir a história de Marília com trabalho e dedicação, e compartilhando ainda cultura e costumes. Peço ao Levi que encaminhe um abraço ao prefeito Daniel. Gostaria de dizer que a Japan Fest do ano que vem será ainda melhor, aguardem”, declarou o parlamentar.
A primeira noite da Japan Fest também teve a presença de outros pré-candidatos a prefeito como Garcia da Hadassa (Novo) e João Pinheiro (PRTB), e dos ex-prefeitos Abelardo Camarinha (Podemos) e Ticiano Toffoli (PT).
A programação cultural da 21ª Japan Fest, com ampla praça de alimentação, gastronomia típica do Japão e parque de diversões, segue nesta sexta-feira (26), a partir das 18h, e sábado (27) e domingo (28), a partir das 12h.
A sede do Nikkey fica na rua Benedito Alves Delfino, 2.850, no Distrito Industrial, na zona norte. Entrada é a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível em prol das entidades assistenciais do município. A entrega será feita pelo Fundo Social de Solidariedade.