Marília

TCE considera irregulares contas da Codemar em 2012

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo julgou irregular o balanço geral do exercício de 2012 da Codemar – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília. As informações são da Matra (Marília Transparente).

Na sentença, publicada no último dia 23 de junho deste ano, o Tribunal de Contas ainda condenou dois ex-diretores da companhia ao pagamento de multas nos valores de aproximadamente R$ 4 mil e R$ 5 mil.

Dentre as irregularidades apontas estão a contratação de serviços e aquisição de equipamentos com dispensa de licitação e sem pesquisa de preço, gastos fixos excessivos e crescimento da dívida e ocultação de informações.

Segundo o relatório, houve locação de máquinas e veículos, aquisição de dois veículos usados, despesas com pneus, despesas com refeições, despesas com manutenção de veículos, equipamentos e maquinários sem pesquisa de preços e em valores superiores ao limite de dispensa de licitação, afrontando ao artigo 2º da Lei Federal 8.666/93 e inciso XXI do artigo 37 da Constituição Federal.

Ainda de acordo com a análise documental feita pelo TCE, os gastos de produção e os altos custos fixos correspondem a 87,14% da receita bruta da Codemar e influíram no resultado do exercício que foi positivo de apenas 0,83% da receita bruta.

Para o TCE houve também considerável crescimento da dívida da empresa, principalmente dívidas com tributos federais e encargos sociais.

Além disso, a dívida registrada não reflete seu exato valor, havendo nisso, ocultação de passivo e demonstração irreal do patrimônio. Com o agravante da Empresa não possuir disponibilidade suficiente para saldar seus compromissos de curto e longo prazo.

A sentença levou em consideração ainda o fato de bens da Codemar estarem indo a Leilão Judicial por falta de pagamento de dívidas com a Fazenda Estadual;  a falta de contabilização desta dívida e de investimentos – já que grande parte dos caminhões e maquinários da Codemar se encontra, segundo o Tribunal de Contas, em estado de conservação muito ruim, alguns sucateados e quase sucateados, resultando em altos gastos com manutenção no exercício de 2012.

Outro item que resultou na desaprovação das contas foi a falta de regulamentação do Sistema de controle Interno. Segundo o TCE o responsável pelo controle interno só foi nomeado em 01/08/2012, porém não houve regulamentação e os relatórios emitidos não permitem avaliar se as funções constitucionais e legais a ele atribuídas foram cumpridas.

Diante das irregularidades constatadas o Tribunal de Contas do Estado também determinou o envio de cópia da sentença à Câmara Municipal de Marília e ao Ministério Público do Estado.

As informações são da Matra (Marília Transparente).

Marília Notícia

Recent Posts

Empresa terceirizada da Prefeitura denuncia furto de 11 cavalos

Animais podem ser identificados, por possuírem microchip (Fotos: Marília Notícia) A Polícia Civil de Marília…

1 hora ago

Mulher é presa e dois menores apreendidos; ação tira do crime 2,1 quilos de drogas

Ocorrência foi registrada na noite de domingo (Foto: Divulgação) Uma mulher de 52 anos foi…

1 hora ago

Homem é preso após roubo frustrado de televisor em loja de departamentos

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante após tentar furtar uma televisão de…

1 hora ago

Vendas no comércio recuam 1,5% em abril, impactadas por combustíveis

O setor de comércio recuou 1,5% na passagem de março para abril, impactado principalmente pela queda nas…

2 horas ago

Polícia Militar recupera bezerros furtados e devolve animais a produtor da região

Polícia não informou as circunstâncias do crime; suspeitos são investigados (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia Militar…

2 horas ago

Candidaturas femininas crescem, mas número de eleitas continua baixo

O número de mulheres que disputam vagas para a Câmara dos Deputados cresceu quase dez…

2 horas ago

This website uses cookies.