O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou documento que reafirma liminar e liberdade para Luís Paulo Machado de Almeida de 21 anos, apontado como responsável pelo acidente que provocou a morte da estudante de medicina Catarina Torres Mercadante Leite do Canto, de 22 anos.
O STJ acatou pedido liminar de habeas corpus no dia 10 de maio e revogou a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que tinha decretado a prisão. O novo documento publicado nesta quinta-feira (6) é assinado pelo ministro Rogério Schietti Cruz.
No texto, o ministro aponta que a defesa sustenta “constrangimento ilegal ante o não preenchimento dos requisitos para a imposição da medida extrema do art. 312 do Código de Processo Penal.”
O ministro afirma que “(…) verifico que o Tribunal de origem embasou sua decisão em elementos concretos e idôneos – notadamente o risco de reiteração delitiva, deduzida a partir da existência do registro da prática de ato infracional –, mas não demonstrou, satisfatoriamente, a insuficiência de outras medidas menos gravosas que a preventiva. Assim, a circunstância apresentada, por si só, não poderia ensejar a imposição da prisão preventiva, se outras medidas menos invasivas se mostram suficientes e idôneas para os fins cautelares, especialmente para o objetivo de evitar a prática de novas infrações penais (art. 282, I, CPP).”
Cruz considera que seja suficiente e adequada a substituição da prisão preventiva por outras medidas cautelares.
“É plenamente possível que, embora presentes os motivos ou os requisitos que tornariam cabível a prisão preventiva, o juiz – à luz do princípio da proporcionalidade e das novas alternativas fornecidas pela Lei n. 12.403/2011 – considere a opção por uma ou mais das medidas indicadas no art. 319 do Código de Processo Penal o meio suficiente e adequado para obter o mesmo resultado – a proteção do bem jurídico sob ameaça – de forma menos gravosa”, diz o ministro.
Vale lembrar que a Justiça pronunciou o acusado ao Tribunal do Júri. Entretanto, ainda não há uma previsão de data para a realização, pois ainda cabe recurso da defesa.
Veja abaixo o documento completo do STJ:
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.