Serviços que podem e não podem funcionar em Ourinhos (Foto: Divulgação)
As prefeituras de Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília) e de Santa Cruz do Rio Pardo (distante 120 quilômetros de Marília), cidades que foram rebaixadas para a fase laranja do Plano São Paulo na última sexta-feira (8), resolveram endurecer ainda mais as regras de flexibilização e colocar os municípios na fase vermelha por sete dias.
Em Ourinhos, o novo decreto começa a valer nesta quarta-feira (13) e vai até o dia 19 de janeiro (próxima quarta).
O objetivo, segundo a Prefeitura, é controlar o alto número de casos positivos de Covid-19 que vem sendo registrados diariamente no município e a taxa 100% de ocupação dos leitos de UTI. A medida foi adotada pela Prefeitura a partir de uma sugestão do Ministério Público.
De acordo com o Comitê Técnico Covid, a medida é necessária, uma vez que a falta de conscientização da população ainda é visível.
Por sete dias poderão funcionar em Ourinhos somente postos de combustíveis, exceto lojas de conveniência, casas lotéricas, oficinas mecânicas autopeças, supermercados, mercados e mercearias, açougues, farmácias, hospitais, assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares, clínicas médicas e veterinárias, serviços públicos, telecomunicações e internet.
Restaurantes, lanchonetes, panificadoras, confeitarias, food truck e sorveteria somente para atendimento no sistema drive thru e delivery, sendo vedado o consumo no local, devendo serem retiradas as mesas e cadeiras;
Ficam imediatamente suspensas as atividades e serviços de imobiliárias, concessionárias e lojas de veículos, escritórios em geral, comércio em geral, shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres, estabelecimentos comerciais varejistas, casas noturnas, boates e similares, academias de ginástica, teatros, cinemas, casas de eventos, clubes esportivos e recreativos, associações recreativas e afins, playgrounds, salões de festas, bares, botecos, adegas e botequins, agências bancárias, excetuando-se o autoatendimento, salões de beleza e barbearias, igrejas e templos religiosos, exceto para realização de cultos e missas no sistema drive-in ou de forma on-line, limitado a 05 (cinco) pessoas, áreas comuns dos condomínios, hotéis, motéis, pousadas e pensões, feira, instituições financeiras e cursos livres.
O decreto indica também uma multa de R$ 1.012 para quem descumprir as regras. No caso de reincidência, o valor será dobrado e haverá suspensão da atividade por 30 dias.
Também estabelece uma espécie de ‘toque de recolher’, impedindo a circulação de pessoas em espaços e vias públicas da meia-noite às 5h, exceção a quem estiver dentro de veículos.
Até esta terça-feira (12), Ourinhos tinha 4.400 testes confirmados de coronavírus, dos quais são 3.905 curados e 64 óbitos, sendo que o último foi confirmado ontem, tratando-se de um homem de 66 anos.
Santa Cruz do Rio Pardo
Já em Santa Cruz do Rio Pardo, o prefeito Diego Singolani (PSD) anunciou através de um vídeo nesta terça-feira (12) que a cidade vai regredir à fase vermelha do Plano São Paulo de prevenção da Covid-19 a partir de quinta-feira (13).
Segundo ele, os dados são alarmantes. Ontem havia 36 pacientes internados na Santa Casa, contra 24 do dia anterior.
“Nas últimas 24 horas, aumentou em 12 o número de pacientes internados. Nenhuma alta foi dada. Lembrando, a nossa estrutura e capacidade hospitalar para atendimento com qualidade para nossa população, no tratamento da Covid-19, é de até 35 pacientes, ou seja, nós temos nesse momento pacientes aguardando vagas para transferência em outros municípios”, afirmou Diego.
Ele alertou ainda que todos os hospitais de Ourinhos e Marília estão lotados e disse que isso é fruto do comportamento da população durante os feriados.
“A única forma de se tentar o recuo do número de casos é fazendo o isolamento. Para que as pessoas fiquem isoladas em suas casas há a necessidade de se estabelecer um novo decreto, regredindo Santa Cruz do Rio Pardo não para a fase laranja, mas para a fase vermelha”, falou.
“E é fechamento mesmo, por sete dias”, ressaltou o chefe do Executivo.
O decreto que será publicado nesta quarta-feira (13), conforme o prefeito, vai fechar pesqueiros, academias, salões de beleza, clubes, casas noturnas e galerias.
Hotéis poderão funcionar sem novos hóspedes. Lojas de materiais de construção e estabelecimentos comerciais funcionarão em sistema delivery de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Lanchonetes, restaurantes, cafeterias, food trucks e conveniências funcionarão das 8h até 22h somente com atendimento drive thru.
Bares e comércio de bebidas poderão funcionar das 8h até 20h nos sistemas delivery ou drive thru, de segunda a sábado.
O consumo de bebidas alcoólicas será expressamente proibida no local ou em locais públicos.
Supermercados, açougues e padarias funcionarão de segunda a sábado até 20h. Oficinas e borracharias funcionam de segunda a sexta até às 20h.
Pet Shop, lojas de produtos veterinários e jardinagem, de segunda a sábado até às 18h.
A feira livre deste domingo será mantido, apenas com hortifruti, sendo proibida a venda de outros produtos.
Nas igrejas só poderão frequentar pessoas acima de 10 anos, observando as regras da pandemia, como distanciamento, álcool em geral e uso de máscaras.
O transporte coletivo também será reduzido. No domingo, todos os estabelecimentos estarão fechados.
Santa Cruz tem 1.459 casos confirmados da doença, sendo 1.234 curados e 12 mortes.
Veja abaixo o vídeo com a manifestação do prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo:
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.