Marília

Prefeitura e Unimar dão início à 2ª fase do Projeto Unicampo

Parceria permite aos produtores rurais uma melhora na qualidade e na produção. (Foto: Julio César de Carlis)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e a Unimar (Universidade de Marília), através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, deram início nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, à 2ª fase do Projeto Unicampo.

A primeira visita desta fase do projeto aconteceu no sítio Santa Rita, que fica no Assentamento São Gerônimo, nas proximidades do distrito de Amadeu Amaral, com acesso pela MAR 323. O sítio, de dois alqueires, tem como proprietário Cícero Pereira dos Santos.

O projeto é um trabalho de extensão universitária e visa levar aos pequenos produtores rurais a tecnologia da Agronomia e da Medicina Veterinária, com objetivo de melhorar a qualidade da produção das propriedades rurais do município.

(Foto: Julio César de Carlis)

A parceria funciona da seguinte forma: a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indica as propriedades rurais a serem visitadas e cede também o transporte. Já a Unimar leva um professor de Agronomia e um de Medicina Veterinária, acompanhados de três alunos de cada um destes cursos, para a visita com o objetivo de fazer um diagnóstico da propriedade (1ª fase do projeto) e implementar as ações (2ª fase).

Nesta sexta-feira (23) o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion; os professores Daniel Teixeira (Agronomia) e Isabela Bazzo (Medicina Veterinária); e os seis alunos dos dois cursos foram recepcionados por Antônio Carlos Gonçalves e Simone Aparecida dos Santos Gonçalves, que residem no sítio, que tem gado leiteiro.

Esta fase do projeto vai prosseguir nos dias 30 de agosto, 6 e 13 de setembro, 4, 11, 18 e 25 de outubro e nos dias 1º e 8 de novembro,.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Prof. Dr. Fábio Manhoso, é o supervisor geral do Projeto Unicampo, e falou sobre o sucesso da parceria entre Prefeitura e Unimar.

(Foto: Julio César de Carlis)

“É um projeto que vem dando muito certo. No primeiro momento foi feito um diagnóstico e uma interação entre produtores, professores e alunos. E agora será colocado em prática tudo aquilo que foi diagnosticado na questão que envolve a saúde e o bem estar dos animais, como também a qualidade do solo e das plantas destes locais. A Prefeitura está de parabéns por levar até esses produtores as informações necessárias para que melhorem e aumentem a sua produção. E a Unimar também está satisfeita, pois oferece este trabalho de extensão universitária a seus alunos, que têm a oportunidade de conhecer na prática a realidade do campo”, disse Fábio Manhoso.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion, destacou a importância da continuidade dessa parceria com a Unimar. “A gente agradece à Unimar por dar sequência a este projeto, que permite aos alunos um grande aprendizado na prática e possibilita aos produtores a solução de vários problemas que vêm enfrentando. Espero que possamos renovar esse projeto por muitos anos, pois todos saem ganhando, inclusive a população que terá acesso a produtos de melhor qualidade.”

Amanda Brandão

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

3 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

7 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

10 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

10 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

10 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

10 horas ago

This website uses cookies.