Brasil e Mundo

Novos exames descartam casos de malária em Ilhabela

Exames realizados por laboratório de referência em amostras de duas crianças que tiveram diagnóstico de malária em Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo, deram negativo para a doença, anunciou nesta terça-feira, 27, a Secretaria da Saúde do Estado. Os casos, confirmados no último dia 20 pela prefeitura, acometeram um bebê de 1 ano e 2 meses e uma criança de quatro anos.

O diagnóstico inicial foi dado por laboratório de São José dos Campos, segundo a prefeitura. Na ocasião, a prefeitura divulgou nota informando que, nos dois casos, tinha sido identificada uma forma menos grave da doença, transmitida pelo protozoário Plasmodium vivax.

Conforme o médico Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria estadual, quando os casos foram anunciados, houve dúvida por causa da idade dos pacientes e foram pedidos novos exames. “A transmissão da malária é feita por vetores (mosquitos) que ficam em áreas de mata fechada, um local que crianças dessa idade não frequentam.” Os novos exames, segundo ele, não encontraram os agentes causadores da doença. “Aparentemente, as crianças tiveram alguma doença respiratória, mas não a malária.” Os dois pacientes já receberam alta.

Segundo o secretário, isso não significa que a malária não esteja presente no Estado. “Temos casos que acontecem, geralmente, no entorno de cachoeiras. São 5 ou 6 por ano.” De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria, este ano, até outubro, foram registrados seis casos. Em todo o ano passado, foram 15 casos da doença.

Conforme Boulos, a preocupação maior no litoral norte é com a febre amarela. “Tivemos dois casos recentes lá e um deles resultou em óbito.” As pessoas que forem viajar para a região, e que ainda não receberam a vacina, devem se imunizar ao menos dez dias antes da viagem.

Agência Estado

Recent Posts

Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos

Interdição dos blocos e desocupação aconteceu em 2024 (Foto: Marília Notícia) A Vara da Fazenda…

1 hora ago

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

2 horas ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

16 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

16 horas ago

This website uses cookies.