Marília

Nova unidade de Ecoponto é inaugurada no Jardim Acapulco

Ponto para coleta seletiva é instalado (Foto: Divulgação)

Marília recebeu a instalação de uma nova unidade de Ecoponto para coleta seletiva, desenvolvido pelo Projeto EcoEstação, que cumpre à Lei Municipal 7851/2015, instalando Locais de Entregas Voluntárias (LEV’s) para coleta de materiais recicláveis nas principais ruas e avenidas do município.

A rua José Joaquim de Oliveira, esquina com a avenida Hygino Muzzi Filho, no bairro Jardim Acapulco, zona Oeste da cidade, foi selecionada como local para instalação da nova unidade, tendo em vista tratar-se de região de grande fluxo e fácil acesso, facilitando o desenvolvimento de ações de educação ambiental sobre o tema entre a população.

O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, diz que “a instalação de LEVs está prevista no Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, onde catadores podem solicitar espaços públicos para a fixação deste tipo de Ecoponto. Os interessados deverão requerer por escrito, junto ao poder público, a participação nesta modalidade de coleta e serão responsáveis pela fabricação, instalação e manutenção dos Ecopontos, cabendo ao poder público a indicação e a permissão do uso da área a ser utilizada, além da fiscalização das atividades, evitando acúmulos de materiais. A retirada dos resíduos deverá ser realizada, no mínimo, três vezes por semana, e a limpeza é de responsabilidade dos cooperados.”

Este novo Ecoponto pertence ao Projeto EcoEstação, coordenado pelo ambientalista Ademar Aparecido de Jesus, o Dema, e amplia o número de unidades instaladas no município.

“Instalamos diversos Ecopontos pela cidade e entendemos que este espaço no Jardim Acapulco colaborará muito para a coleta seletiva no município. Esta é uma região onde a população já possui elevado nível de educação ambiental sobre o tema e esperamos que, com a colocação deste Ecoponto, comerciantes e trabalhadores que não conseguiam entregar voluntariamente seus resíduos quando coletados de porta em porta, agora possam colaborar com este projeto de interesse socioeconômico. Estamos concluindo a construção de outras unidades, as quais serão instaladas em breve, seguindo o cronograma estabelecido pela Prefeitura, que nos indicará a área adequada para instalação”, afirma Dema.

O Ecoponto permite a entrega voluntária de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros e metais, em cumprimento às legislações vigentes e promove a inclusão social de catadores que queiram atuar nesta modalidade.

Carolina Rolta

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.