Moradores de Marília podem participar da Pesquisa de Percepção do Turismo, realizada anualmente pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), órgão ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). O levantamento está em sua sexta edição e busca avaliar como a população percebe os impactos do turismo no município.
A pesquisa é realizada de forma online, por meio de questionário eletrônico, e pode ser respondida até o dia 31 de janeiro de 2026. A iniciativa conta com o apoio das administrações municipais e, na edição anterior, registrou mais de 30 mil respostas válidas em 438 cidades paulistas, segundo a Setur-SP.
De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, os municípios que atingirem o mínimo de 200 respostas poderão acessar os resultados de forma individualizada, o que permite um diagnóstico mais detalhado da realidade local e subsidia o planejamento de políticas públicas.
Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vítor Gazola, a participação da população é essencial para o fortalecimento do setor. “Esta pesquisa é muito importante como um indicador da sustentabilidade do turismo, quando se trata do ponto de vista do morador sobre os impactos econômicos, ambientais e socioculturais do turismo na região. Seus resultados nos ajudam a identificar e a trabalhar as melhorias necessárias para o desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisão. Por isso, pedimos que toda a população participe”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Marília, Ivan Evangelista Junior, também destacou a importância do engajamento da comunidade. Segundo ele, na edição anterior Marília ficou em terceiro lugar no Estado em número de participações.
“Nossa meta para esta edição é manter esse nível de engajamento da comunidade. Tivemos boas realizações no turismo receptivo neste ano e temos novos projetos previstos para 2026. A participação de todos é essencial”, disse.
A Prefeitura de Marília reforça o convite aos munícipes para que participem do levantamento, que, segundo a administração, é rápido de responder e contribui diretamente para o planejamento e o desenvolvimento do turismo local.
Técnica reduz riscos e tempo de internação, segundo médicos (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente Unimar…
Projeto do Fundo Social oferece capacitação gratuita em áreas como costura e serviços (Foto: Divulgação)…
Limpeza da rede de drenagem é ampliada para reduzir riscos de enchentes (Foto: Divulgação) A…
Ferramenta mede efetividade da tecnologia da informação nos municípios (Foto: Divulgação) O município de Tupã…
Ministério da Saúde aponta impacto do programa Agora Tem Especialistas (Foto: Agência Brasil) O Sistema…
Decisão foi tomada em julgamento virtual do plenário (Foto: Agência Brasil) Por unanimidade, o Supremo…
This website uses cookies.