Mobilização visa chamar a atenção para a importância da valorização da vida: “é preciso falar”! (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, dá sequência à série de ações da campanha “Setembro Amarelo: Todos pela Valorização da Vida”. O objetivo é alertar a população para a importância do diálogo, do acolhimento e dos sinais de alerta para o suicídio. UBS Planalto – Unidade Básica de Saúde – também divulgou a programação.
Equipe da unidade localizada na zona sul trabalha a temática com enfermeiras, ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), ACEs (Agentes de Controle de Endemias) e demais servidores em Rodas de Conversa sobre mitos e cenário atual.
Um dos mitos, inclusive, diz que Marília seria líder em estatística estadual de suicídios. A origem é um fake news divulgado desde 2017, que usa dados de toda a região em 2013/2014, para atribuir à cidade indicador desfavorável, desconstruindo políticas públicas.
O estudo, na verdade, apontou que a Região Administrativa de Marília foi (naquela época) a segunda no ranking do Interior – atrás da RA Central (sede em São Carlos) – em número de ocorrências. Nos anos subsequentes, a região mariliense caiu várias posições.
Independente de indicadores, sempre preocupantes em todo o país, a Prefeitura de Marília fortaleceu a Saúde Mental nos últimos anos, esforço do qual participam os Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Catavento e Com-Viver, rede básica, Nasf – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, entre outros, incidindo serviços estaduais e o terceiro setor.
Por isso, o mês segue com reuniões com usuários, palestras, decoração nos espaços públicos, exibição de filmes e debates.
PROGRAMAÇÃO
(Foto: Divulgação)
Nesta sexta-feira, dia 20, na UBS Planalto, acontece às 9h uma Roda de Conversa: Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, para profissionais de saúde, educação e usuários da unidade.
Na segunda (23), às 13h, e na terça-feira (24), às 8h, tem Roda de Conversa: Auto estima como essência para enfrentamento de desafios, para estudantes da Escola Padre João Walfredo.
O tema também será pauta em rádio comunitária da zona sul, destacando para os ouvintes “a valorização do diálogo para o enfrentamento da situação”, além de Roda de Conversa na ONG “Alimento sim fome não”.
OUTRAS ATIVIDADES:
20/09
09h: USF Aeroporto – Feira de Promoção a Vida para a Comunidade
23/09
09h: USF Dirceu – Roda de Conversa sobre Suicídio com a Comunidade / A Dança como prática de promoção e prevenção da saúde mental
24/09
07h: USF Jardim América – Sala de espera: Falando sobre suicídio
24/09
13h40: USF Vila Nova – Papoterapia
25/09
14h30: USF Palmital – Falando sobre as Emoções / A Dança como prática de promoção e prevenção da saúde mental
26/09
7h: USF Jardim América – Sala de Espera sobre mitos e verdades sobre o suicídio
27/09
9h: USF Altaneira – Roda de Conversa sobre Suicídio com a Comunidade
10/09
08h30: Jardim Damasco – juntamente com o grupo de fisioterapia
11/09
15h: Jóquei Clube: juntamente com o grupo de artesanato
13/09
09h: Jardim Marajó – Rodas de conversa sobre Valorização da Vida e reconhecimento de sinais de comportamentos de autoextermínio
26/09
09h30: Santa Augusta
26/09
20h: Igreja Manancial (Jardim Santa Paula)
29/09
09h: Capela Santa Teresinha (Jardim Marajó)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.