Marília

Mães marilienses sofrem com falta de leite especial

Érica tem uma filha de dois meses e precisa do complemento alimentar (Foto: Gilberto Moreira)

Mães que precisam de leite especial para crianças com intolerância estão com dificuldades para conseguir ajuda na rede Estadual e Municipal de saúde em Marília.

A catadora de recicláveis Simone da Silva, de 25 anos, precisa do leite em pó Neocate para o filho de 4 anos que tem asma crônica e alergia alimentar.

“A saúde do Davi é bem complicada, ele já sofreu três paradas respiratórias e uma parada cardíaca, além de desenvolver uma atelectasia, que é uma complicação respiratória que impede a passagem de ar suficiente. Ele tem restrições alimentares e não pode tomar leite de vaca. Apenas o indicado pela médica que o acompanha”, disse Simone.

As latas de leite em pó eram disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Assim que diagnosticada a doença, a catadora levou a documentação no DRS (Departamento Regional de Saúde) e passou a receber o leite. Mas agora o fornecimento foi cortado por uma suposta falta de documentação.

“No começo eu recebia dez latas, depois passaram a mandar oito e depois mais nenhuma. Me disseram que eu não entreguei laudo médico comprovando a alergia dele. Dei entrada no tal exame, mas disseram que vai demorar muito pra ser feito. Cada lata custa em média duzentos reais. Por mês ele utiliza 15 latas. Eu não tenho condições e estou vivendo de doações”, contou Simone.

Na rede municipal as fórmulas infantis também estão em falta. A dona de casa  Érica Aguiar, de 30 anos, tem uma filha de dois meses que precisa de complementação alimentar. Ela entrou com o pedido na Secretaria Municipal de Saúde, mas até o momento não recebeu as latas.

“Minha filha é prematura e o pediatra constatou que ela está abaixo do peso. Indicou a complementação com a fórmula infantil. Dei entrada com o pedido no outro dia, mas estou há um mês esperando”, contou Érica.

A intolerância é decorrente da dificuldade do organismo em digerir a lactose, que é o açúcar do leite, devido a diminuição ou da ausência de lactase, que é a enzima que a digere.

A reportagem do Marília Notícia enviou e-mail pedindo o posicionamento da Secretaria Estadual e Municipal de saúde, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Simone precisa do leite em pó Neocate para o filho de 4 anos que tem alergia alimentar (Foto: Gilberto Moreira)

Marília Notícia

Recent Posts

Polícia pede apreensão de passaporte de adolescente suspeito de matar cão Orelha

Cão Orelha: Polícia Civil quer impedir saída do país de adolescente investigado (Foto: Divulgação) A…

58 minutos ago

Netanyahu se reúne com Trump para tratar de negociações nucleares com o Irã

ncontro de Netanyahu e Trump debate limites a acordo dos EUA com o Irã (Foto:…

1 hora ago

Conselho de transição deixa poder no Haiti após pressão dos Estados Unidos

Haiti encerra conselho de transição e transfere poder a primeiro-ministro (Foto: Divulgação) O Conselho Presidencial…

1 hora ago

Fiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em Marília

Força-tarefa integrada fiscaliza postos revendedores de combustíveis (Foto: Divulgação) As ações de fiscalização da Agência…

2 horas ago

Enfermeira e marido são presos com medicamento proibido em Marília

Foram apreendidos 14 frascos do produto, cujo valor no comércio ilegal é estimado em cerca…

3 horas ago

Muito além do boleto: o impacto do pagamento da conta de água e esgoto no dia a dia da cidade

Poço PG-09 Figueirinha promete garantir regularidade do abastecimento na zona norte (Foto: RIC Ambiental) É…

3 horas ago

This website uses cookies.