Marília

Funcionários da Saúde entram em greve em Marília

Manifestantes pedem pagamento do 13º salário (Foto: Helio Bissoli/Divulgação)

Parte dos funcionários da ESF (Estratégia Saúde da Família) de Marília entraram em greve nesta terça-feira (12) e fizeram um ato em frente da Prefeitura no começo desta manhã, reivindicando o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Na semana passada, os trabalhadores em assembleia junto ao SinSaúde (sindicato da categoria), já haviam definido que a paralisação seria iniciada caso o benefício não fosse passo até ontem, segunda-feira (11).

A Prefeitura, na ocasião, afirmou que a primeira parcela do 13º seria liberada até o dia 20 de dezembro – quando deve ser paga a segunda parcela. O valor deveria ter sido entregue aos trabalhadores no dia 30 de novembro. O salário também estava atrasado, mas já foi acertado.

Como a primeira parcela do benefício não foi liberada, nova assembleia foi feita na segunda, onde votação entre os participantes manteve o posicionamento pela paralisação – ainda que parcial.

“Queremos receber. É um direito nosso” e “Estamos de greve. Exigimos nosso salário” são algumas das frases em faixas empunhadas por trabalhadores da ESF na manifestação.

Sindicato

De acordo com o presidente do SinSaúde, Aristeu Carriel, a greve foi notificada há cinco dias e até agora a Prefeitura não chamou os sindicalistas para conversar.

“O que dizem é que deve pagar até o dia 20, mas também não deram certeza pra gente. Já temos 12 dias de atraso. Nós viemos conversando, alertando e nada. Ano passado nós deliberamos pela greve, mas o pagamento foi feito antes de deflagrar o movimento”, disse Carriel.

De acordo com ele, dos aproximadamente 350 funcionários da ESF, 75 estão de braços cruzados.

Os funcionários da ESF são contratados por meio de convênio entre Prefeitura e Maternidade Gota de Leite. Os atrasos já acontecem há anos por conta de falta de repasses da administração municipal para a Gota.

Outro lado

Procurada pela reportagem do Marília Notícia nesta terça-feira (12), a administração municipal manteve o posicionamento da semana passada.

“A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que o pagamento do 13º salário dos funcionários da ESF será realizado até o próximo dia 20 de dezembro, como já havia sido informado anteriormente”, diz nota enviada ao MN.

(Foto: Helio Bissoli/Divulgação)

(Foto: Helio Bissoli/Divulgação)

(Foto: Helio Bissoli/Divulgação)

(Foto: Helio Bissoli/Divulgação)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

1 hora ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

2 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

2 horas ago

Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão

Equipamento recuperado e dinheiro apreendido, após PM encontrar suspeito na zona norte (Foto: Divulgação) Um…

2 horas ago

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

3 horas ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

3 horas ago

This website uses cookies.