Marília e região

Estado é condenado a providenciar AVCB para escolas estaduais de Marília

Escola estadual Benito Martinelli ainda estaria sem AVCB, segundo ação do MP (Foto: Arquivo)

A Vara da Fazenda Pública de Marília condenou o Estado de São Paulo a providenciar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) de todas as escolas estaduais da cidade que ainda não possuem o documento.

A decisão, proferida no último sábado (6) pelo juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, julgou procedente a ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) em junho deste ano. O Estado pode recorrer.

O magistrado reconheceu “manifestada omissão” do governo estadual na regularização das unidades, após comunicação feita pelo 10º Grupamento de Bombeiros sobre duas escolas — Benito Martinelli e Professora Carlota de Negreiros Rocha — que já haviam recebido advertência para regularização ainda em 2023.

Para o juiz, o Governo do Estado permitiu “reiteradamente” o funcionamento de dezenas de prédios escolares sem o documento obrigatório, “o que pode ocasionar danos gravíssimos e irreversíveis” a estudantes e servidores.

A sentença determina que o Estado providencie o AVCB das escolas listadas na ação, bem como da Escola Estadual Jardim Alcir Raineri, cujo documento venceu em janeiro de 2023, além de renovar aqueles que expirarem durante o processo. A decisão prevê eventual fixação de multa diária no cumprimento de sentença.

O que diz o Estado

Na contestação, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) argumentou que não há omissão e que a Secretaria da Educação realiza “providências técnicas, administrativas e financeiras” para a regularização das unidades.

Segundo a defesa, as escolas de Marília estão em diferentes fases do processo — levantamento topográfico, cálculo de honorários, elaboração de projeto, orçamento ou execução das obras — e não seria possível exigir que todas estejam em estágio avançado simultaneamente.

A PGE também sustentou que o Estado possui mais de cinco mil prédios escolares e mais de 500 comarcas, o que exigiria um cronograma amplo e gradual para obras, respeitando procedimentos legais como licitações e limites orçamentários.

Outro ponto levantado foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal no tema 698 da repercussão geral, que, segundo a defesa, impediria o Judiciário de determinar medidas específicas quando não há “omissão grave” na política pública. Para o Estado, a intervenção violaria a separação de poderes, ignoraria o planejamento vigente e criaria riscos para a gestão da infraestrutura escolar.

A Procuradoria também classificou como exíguo o prazo de 180 dias para apresentação dos projetos, alegando que o ciclo técnico completo — do levantamento inicial à aprovação final pelos bombeiros — pode levar ao menos 480 dias em condições normais.

No entanto, o juiz rejeitou os argumentos. Para ele, ainda que haja esforços administrativos, a documentação demonstra que o problema é “reiterado” e atinge praticamente todas as escolas estaduais da cidade, configurando omissão estatal e justificando a intervenção judicial.


Rodrigo Viudes

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã

Vítima morreu após acidente na SP-333 em Echaporã (Foto: The Brothers) Um motociclista morreu na…

17 horas ago

Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes

Especialistas defendem reforço da imunização após registro de 1,7 mil mortes (Foto: Agência Brasil) Cinco…

17 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões

Aposta simples custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do…

17 horas ago

Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Homem morre baleado por agente de imigração em protestos nos EUA e governador de Minnesota…

17 horas ago

Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília

Um homem foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (24) após atropelar uma criança…

18 horas ago

Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Casa de um dos irmãos do ministro, na zona oeste de Marília (Foto: Ramon Barbosa…

21 horas ago

This website uses cookies.