

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
10, abr / 2025, 2:37h Bom dia
Marília deu um passo importante no planejamento de ações para o seu desenvolvimento e encaminhou 11 propostas ao Governo Federal para análise dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Elaborados pela Diretoria de Convênios da Prefeitura, os projetos abrangem áreas essenciais como educação, saúde, esporte e infraestrutura urbana. Se aprovados, trarão investimentos para o município.
Entre as propostas encaminhadas, estão solicitações ao Ministério da Educação para aquisição de ônibus para transporte escolar e para a construção de creches e pré-escolas de educação infantil.
Na área da saúde, foram submetidos pedidos para a obtenção de kits de equipamentos para teleconsulta, combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), renovação da frota do Samu 192, unidades odontológicas móveis, novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), construção de uma policlínica e ampliação da infraestrutura das UBS.
Também foi submetida ao Ministério do Esporte uma proposta para a implantação de espaços esportivos comunitários e, ao Ministério das Cidades, um projeto voltado à prevenção de desastres com foco em drenagem urbana.
A expectativa é de que os novos projetos apresentados sejam aprovados e contemplem Marília com mais avanços estruturais e sociais.
Além desses projetos que ainda aguardam análise, Marília já foi contemplada com outras iniciativas dentro do Novo PAC, com obras e equipamentos em diferentes estágios de execução.
Atualmente, encontram-se em ação preparatória a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), a expansão da radioterapia no SUS, um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a implantação de creches e escolas de educação infantil, além da execução da primeira etapa de redes de esgoto, interceptores, emissários e estações elevatórias.
Duas obras de radioterapia estão em execução, sendo uma na Santa Casa de Marília e outra no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema).