Marília

CPI da carne realiza primeira reunião

Os vereadores Nardi, Maurício Roberto e Danilo, membros da CPI (Foto: Norton Emerson)

Foi realizada na tarde desta terça-feira (27), a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o perecimento de mais de sete toneladas de carne, na Cozinha Piloto de Marília, no início de 2018.

Segundo o presidente da CPI, vereador Luiz Eduardo Nardi (PR), este primeiro encontro serviu para definir o cronograma de trabalho.

“Nós fizemos um breve resumo daquilo que pretendemos levantar, inicialmente. São questões que terão desdobramento no restante da CPI. Queremos informações sobre a câmara fria, sobre interrupção de energia elétrica e também queremos a contratação de um especialista que nos instrua sobre o correto funcionamento desta câmara. A medida que formos recebendo e analisando estes documentos, vamos distinguindo a necessidade e os nomes das pessoas que devem ser ouvidas pela Comissão”, disse Nardi.

Os documentos requeridos pela CPI foram: O relatório produzido pelos vereadores José Luiz Queiroz (PSDB) e Maurício Roberto (PP) que estiveram na Cozinha Piloto, um dia após constatado o perecimento da carne (25 de janeiro); a 2ª via do laudo produzido pela Vigilância Sanitária, em relação ao alimento estragado; informações da Companhia Paulista de Força e Luz sobre possíveis interrupções de energia elétrica no período entre os dias 1 e 24 de janeiro, nas redondezas da Cozinha Piloto; cópias de inteiro teor, da Secretária de Suprimentos, dos processos licitatórios para a aquisição da carne e cópias dos empenhos, comprovantes de pagamentos realizados e respectivas notas fiscais do fornecedor.

Para o relator da CPI, o vereador Maurício Roberto, os documentos solicitados definirão as oitivas deste processo.

“Hoje definimos quais documentos iremos solicitar aos órgãos responsáveis. Após a chegada destes documentos, faremos uma análise e identificaremos quem serão as pessoas a serem ouvidas e em que ordem serão intimadas. Quem irá nortear as oitivas serão estes documentos”, disse.

Para o membro da CPI, o vereador Danilo Bigeschi (PSB), as informações contidas no laudo da Vigilância Sanitária serão importantes para a CPI.

“O levantamento destas informações irá dar um embasamento para a Comissão para que possamos saber, de fato, quais eram as condições previstas e relacionadas à saúde. Acredito que o laudo da Vigilância Sanitária vai trazer muitas informações de como o alimento estava condicionado, a que temperatura e os riscos que poderiam oferecer. Os trabalhos já estão sendo feitos com muita cautela, serenidade e sobretudo, com muita responsabilidade”, finalizou Danilo.

A CPI tem prazo de 120 dias para ser concluída, prorrogáveis por mais 90 dias.

Daniel

Questionado pelo Marília Notícia sobre a composição da CPI, Daniel Alonso disse que “vai prevalecer a transparência do Executivo”.

Daniel também fez questão de elogiar Nardi: “Ele é muito coerente, gosto da atuação dele, mesmo sendo oposição. O autor é uma pessoa coerente, ponderada e experiente. Imagino que quer o melhor para Marília, assim como eu”.

Os outro membros também receberam afagos do prefeito. “São pessoas capazes de analisar tecnicamente a questão”, finalizou.

Investigação e sindicância

Vale lembrar que a própria Prefeitura de Marília já abriu uma sindicância interna para apurar o perecimento dos alimentos.

Desde o episódio, Daniel determinou o fechamento da cozinha piloto e “uma mudança no sistema de abastecimento, onde o fornecedor/frigorífico ficará responsável por entregar os alimentos direto nas escolas”.

“O Prefeito Daniel Alonso condena com veemência esse episódio e quando soube imediatamente acionou a Vigilância Sanitária para a emissão de laudos e relatórios. Ele garante que depois das investigações todos os responsáveis que estavam frente à pasta e o setor serão punidos com o rigor da lei e deverão, se constatada omissão e negligência, ressarcir os cofres públicos municipais”, disse a Prefeitura em comunicado divulgado na semana do episódio.

O Ministério Público igualmente apura os fatos.

Marília Notícia

Recent Posts

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

2 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

2 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

2 horas ago

Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão

Equipamento recuperado e dinheiro apreendido, após PM encontrar suspeito na zona norte (Foto: Divulgação) Um…

2 horas ago

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

3 horas ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

4 horas ago

This website uses cookies.