Marília

Caoim tenta identificar alunos que estão acima do peso

Atendimento com profissional (Foto: Divulgação)

O Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília (Caoim) realiza trabalho em parceria com as escolas municipais – dentro do projeto Programa Saúde na Escola (PSE) -, com o objetivo de estabelecer a manutenção da saúde dos alunos e do peso adequado, incentivar a prática da boa alimentação e da atividade física, garantindo assim o desenvolvimento infantil saudável, promovendo a saúde das crianças e seus familiares.

Essa ação englobará crianças de seis a onze anos, matriculadas nas escolas municipais e estaduais, inseridas no projeto.

Será enviado, através das professoras da rede municipal e estadual, um formulário para os responsáveis, solicitando as informações sobre os alunos do ensino infantil 2 e do fundamental, como nome, escola, turma, altura e peso.

Os responsáveis deverão preencher o formulário, no prazo estabelecido por cada escola e, em seguida, reenviá-lo. Com os dados coletados, o Caoim fará o diagnóstico individualizado de cada criança, classificando assim, cada uma delas.

Aluno tem peso aferido (Foto: Divulgação)

As crianças, que apresentarem alteração de peso, receberão convite para participar do tratamento, conforme desejo da família/responsáveis. O Caoim trabalha com crianças e adolescentes que apresentem diagnóstico de sobrepeso ou obesidade, dos seis aos 17 anos.

O centro especializado recebe encaminhamento de unidades de saúde (ESFs e UBS) e, posteriormente, a equipe entra em contato para agendamento de consulta que, em tempo de pandemia, é individualizada, com os retornos conforme o cronograma do tratamento.

Para matrícula, é preciso comparecer ao Caoim com o cartão SUS da criança ou adolescente e também do responsável, que o acompanhará em todo o tratamento, ao longo de um semestre.

Criança passa por atendimento psicológico (Foto: Divulgação)

Com uma equipe que inclui médica, enfermeira, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicóloga, projeto tem o foco de melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças e mudanças de hábitos alimentares, melhorar o vínculo familiar, diminuir o tempo em eletrônicos e estimular práticas de brincadeiras e exercícios físicos.

Em nota técnica, a equipe defende que “é um período de desenvolvimento da consciência sobre o nosso corpo, interação social, bem-estar, aprendizado sobre os alimentos e a sua relação com nossa saúde, entre outras oportunidades. É um treinamento para a qualidade de vida e escolhas conscientes e saudáveis”, destaca.

O Caoim está situado na rua 9 de Julho, 395, próximo ao antigo endereço da UBS Cascata. O telefone para contato é o (14) 3454-6618.

Carolina Rolta

Recent Posts

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

9 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

9 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

9 horas ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

10 horas ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

10 horas ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

10 horas ago

This website uses cookies.