Efeito sanfona é mais perigoso do que você imagina
Todos sabem que o vai e vem dos quilos, além de não agradar quem sofre com essas variações, também traz efeitos nocivos à saúde.
Estes ciclos de perda e recuperação de pesos acontecem quando uma pessoa oscila com facilidade entre estes dois extremos e não consegue estabilizar o número na balança.
Geralmente, o efeito sanfona é resultado de uma mudança brusca no estilo de vida, mas não é regra. A má notícia: essa variação pode durar meses (e até anos), gerando danos à saúde, como uma queda significativa na imunidade, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, além de obesidade.
Ao iniciar uma corrida desesperada pela perda de peso, a pessoa está se prejudicando mais rápido do que imagina.
PENSE COMIGO
A pessoa começa com um corte calórico imediato e seu corpo começa a usar a musculatura como fonte energética, o que deixa o metabolismo mais lento. ⠀
Na prática, você até começa a ter “resultados estéticos”, porém seu desejo por comida tende a aumentar absurdamente e te tornar uma pessoa compulsiva, descontrolada, capaz de descontar toda ira – causada por cansaço, sonolência, irritabilidade e obviamente fome – em outras pessoas.
Por dentro, seu corpo continua a consumir seus músculos como fonte energética, já que a fonte exógena não o envia a quantidade diária necessária para sobrevivência.
FOME LOUCA?
Esse desejo/fome continua a crescer loucamente, e você (por sobrevivência) começa a comer mais ou a reintroduzir o que havia cortado. É nesse ponto em que tudo se desalinha de vez.
Em resposta a isso, seu corpo libera mais insulina que rapidamente é armazenada em gordura, pois sabe lá quando você fará uma loucura dessa de novo. Neste caso, o organismo “pensa” que, pelo menos, ele terá uma fonte de energia mais rápida, caso precise.
E AÍ? E O RESULTADO FINAL?
1. A pessoa recupera toda a gordura ‘pseudo’ perdida, mas agora não tem mais sua musculatura, pois ela foi consumida como fonte de energia no processo. Lembra?
2. O metabolismo está mais lento do que antes.
3. pessoa tende a começar tudo do início e cair na mesma cilada.
Nada que é restrito é saudável.
Para fazer uma dieta rica em nutrientes e vitaminas necessárias ao organismo, é preciso procurar por um profissional especializado, como um nutricionista. Um profissional de educação física também irá te orientar e dar direção nos objetivos.
A perda de peso é consistente, elaborada e requer paciência! Afinal, você não demorou 5/15/30 dias para adquirir todo seu excesso de gordura.
Entenda como funciona seu organismo e deixe para trás essas ideias mirabolantes. Até a próxima pessoal!
***
Arian Lima é profissional de Educação Física e coach level 1 da CrossFit