Cinco modalidades esportivas ideais para começar a treinar
Você já sabe que a prática regular de atividades físicas é um dos pilares de uma vida plena e ativa, não é mesmo? Em meio a tantas modalidades, é comum a dúvida em relação qual escolher para dar a largada na mudança de corpo e mente.
Um dos exercícios que mais possui adeptos é a corrida. Mas talvez essa não seja a melhor opção para você. Isso porque esse é um esporte que pode resultar em um impacto negativo nas articulações. Somente pessoas com uma boa estrutura e nível de condicionamento suportam correr diariamente sem riscos à saúde.
É preciso ter sempre em mente que cada pessoa se encaixa melhor em um tipo de atividade.
Por isso, listei aqui os cinco tipos de treino que considero os ideais para o início de uma vida mais saudável.
Natação
Não é novidade que a natação é considerada um exercício completo. Isso porque, durante a prática, são usados quase todos os músculos do corpo, com a grande vantagem de ser uma atividade de mínimo impacto. A prática regular, por cerca de 45 minutos, pode promover a melhora da condição cardiorrespiratória, redução dos riscos de doenças metabólicas, melhora do humor e manutenção do peso.
CrossFit
Para ter mais força muscular, é preciso fazer musculação. Quem quer flexibilidade faz aulas de pilates. Já quem quer melhorar a capacidade respiratória busca a natação. Não seria melhor fazer um só treino que combine todos os benefícios para o corpo de uma só vez? Este é o objetivo do CrossFit.
A prática consiste na realização de exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade. São treinos que te preparam para o dia a dia fazendo com que você se torne sua melhor versão.
Ciclismo
Essa modalidade é indicada para todas as pessoas, de todas as idades e com qualquer nível de condicionamento físico. É uma atividade que apresenta uma menor sobrecarga nas articulações, se comparada à corrida ou caminhada, diminuindo principalmente a carga sobre a articulação do joelho e da coluna. É uma forma de diminuir o estresse do dia a dia, pois há liberação de endorfina e adrenalina que aumentam a sensação de bem-estar.
Treinamento de força
É considerado exercício de força aquele que utiliza peso livre, halteres ou o próprio corpo. Segundo o estudo, essa modalidade reduz a gordura corporal e aumenta a massa magra, além de fortalecer os músculos e promover alta queima calórica. Esse treinamento ajuda na prevenção de doenças como artrite, dor nas costas, obesidade, doenças cardíacas e diabetes.
Pilates
Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular e postura, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes. O pilates trabalha exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e estresse.
É importante lembrar que todos os exercícios tem como objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, e também reeducação do movimento.
Objetivo
É importante lembrar que todos os exercícios tem como objetivo fortalecer a musculatura, promover mobilidade para as articulações, e também reeducação do movimento.
Escolha sua atividade e vamos suar. Até a próxima pessoal!
***
Arian Lima é profissional de Educação Física e coach level 1 da CrossFit