Acim alerta para o saldão pós-Natal no comércio de Marília
O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), José Augusto Gomes, o ‘Guto’, está alertando os comerciantes da cidade para a movimentação do varejo local neste mês de janeiro, que normalmente é dedicado para o retorno às aulas escolares e principalmente para o chamado ‘saldão pós-Natal’.
O momento é de preparação para a mudança de estação e com a aproximação do Carnaval na primeira semana do mês de março.
“O mês de fevereiro será livre de feriado. Neste momento o comércio se prepara para as liquidações de início do ano, quando é hora de liberar o estoque e abrir espaço para os próximos meses, mas é preciso ficar atento e escolher a melhor estratégia para conceder descontos e precificar os produtos durante as promoções. É preciso conhecer os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes. Essas são iniciativas fundamentais nessa trajetória”, disse o superintendente da Acim.
Segundo José Augusto Gomes, o empresário precisa se organizar durante esse período de queima de estoque e alavancar as vendas. Ele explicou que para planejar as promoções é preciso conhecer o público-alvo.
“Separe os itens por categorias, de acordo com as vendas. As que tiveram mais ou menos saída no Natal, maior ou menor rentabilidade, mas preste atenção. Nem sempre os mais vendidos são os rentáveis e vice-versa. Essa análise é essencial para a apuração dos custos”, falou Guto.
A definição de um porcentual de desconto dependerá de quais itens da composição da precificação deverão ser ajustados, sem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.
“No momento da precificação, o empresário estima um porcentual de lucro e ele pode ser variável, enquanto os demais componentes da precificação são repasses obrigatórios para a cobertura de custos e despesas. Uma forma de facilitar a precificação e aumentar o ticket médio de compras do cliente, além de movimentar o estoque, é trabalhar com mais de um item em um pacote fechado, com produtos que se complementam, fazendo a venda conjunta por um preço único”, sugere José Augusto Gomes.
O mês de janeiro, pós-Natal, é bem complexo para o varejo diante do mês de dezembro, quando as vendas são bem intensas. A criatividade é um diferencial entre uma loja e outra e pode garantir boas vendas.