Educação municipal faz parceria com o Sebrae
As escolas de tempo integral da rede de ensino de Marília passarão a contar com oficinas do programa “Jovens Empreendedores”.
A parceria entre a secretaria municipal de Educação e o Sebrae é apoiada pela secretaria municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Pela primeira vez, o incentivo ao empreendedorismo beneficiará crianças e adolescentes nas escolas do município.
A assinatura do convênio está marcada para a próxima quinta-feira (23), às 10h, no gabinete do prefeito.
“Essa parceria fez parte do nosso plano de governo. Dar essa oportunidade para as crianças é um sonho que estou realizando, porque eu não tive essa oportunidade na escola, mas desde cedo procurei conhecimento e assim construí minha carreira como empreendedor”, ressaltou Alonso.
O secretário municipal de Educação explica que o programa terá início com a capacitação, oferecida pelo escritório do Sebrae-SP em Marília, para 15 professoras da rede de ensino. A iniciativa contemplará, inicialmente, as escolas Emefs Célio Corradi, Nicácia Garcia Gil, Cecília Alves Guelpa e Nelson Gabaldi. Todas adotam o regime integral do 1° ao 5° ano.
“Será muito enriquecedor trabalhar, com as nossas crianças, os conceitos de empreendedorismo. As professoras vão transmitir, em uma linguagem acessível aos nossos alunos, as bases para que desde cedo eles sejam empoderados e tenham um futuro muito melhor que as gerações atuais”, esclareceu o gestor da pasta.
Beto disse ainda que a parceria surgiu do desejo do prefeito e do diálogo interinstitucional. “Quando tivemos uma primeira reunião com representantes do Sebrae e o secretário Cássio Júnior (desenvolvimento econômico), achamos por bem sugerir às diretoras das Emefs em período integral esse importante projeto integrado às oficinas”, relatou o educador.
Para Rosani Puia de Souza, diretora da Emef Célio Corradi, empreender significa ampliar a visão, superar o horizonte. “É isso que esperamos dessa iniciativa: que auxilie a escola a desenvolver nos alunos habilidades que possam ser levadas para toda a vida”, almeja a educadora.
O gerente do Escritório Regional do Sebrae em Marília, Marcelo Augusto Montagnana, conta que o programa existe desde 2000 e é sucesso onde é realizado. Em Marília, de forma inédita chega a rede municipal com uma proposta lúdica para os pequeninos.
“Após a capacitação do Sebrae, as professoras participantes levarão às salas de aula teoria e prática, para que o empreendedorismo seja um conceito natural para os estudantes desde cedo. É um trabalho de longo prazo, no qual pensamos nas futuras gerações”, definiu o gestor da instituição parceira.
O secretário da educação já anunciou que, após a consolidação nas oficinas das escolas de tempo integral neste primeiro semestre, o programa será estendido para mais estabelecimentos de ensino do município.