Marília

Vigilância afirma que recebeu 20% de doses a menos que o esperado

Marília recebeu do Estado aproximadamente 20% menos doses do que o esperado para vacinar a população com 18 anos ou mais, sem comorbidades, contra a Covid-19, segundo informações passadas pela supervisora da Vigilância Epidemiológica do Município, Alessandra Arrigoni Mosquini.

Nesta semana, a Prefeitura baixou a faixa etária do público-alvo em suas ações de imunização de 25 para 18 anos. A estimativa é de que existam cerca de 17 mil pessoas neste novo grupo que passa a receber a primeira dose.

No entanto, a última remessa de vacinas entregue em Marília conta com apenas 14,2 mil doses. Segundo Alessandra, a Secretaria da Saúde já vinha percebendo uma diminuição na quantidade dos últimos lotes enviados ao município.

Ontem, o Governo do Estado de São Paulo alegou que recebeu da União somente metade das doses esperadas da Pfizer.

Apesar disso, para o secretário da Saúde de Marília, Cassio Luiz Pinto Junior, a falta de vacinas desta marca em São Paulo não deve prejudicar a realidade mariliense. “Já temos recebido poucas remessas de Pfizer e Janssen, então não teremos tanto impacto”.

Cássio também pondera que o município está com a vacinação mais avançada do que o próprio Governo Paulista. “O Estado ainda não chegou na faixa dos 18 anos, o que ajuda a explicar a quantidade de doses que temos recebido, um pouco abaixo do necessário”.

O secretário da Saúde também destaca o grande volume de doses que vem sendo aplicadas nos marilienses. Englobando as primeiras e segundas aplicações, entre os dias 3 e 8 de agosto, devem ser distribuídas cerca de 18 mil doses.

Isso representa aproximadamente 8% de todas as 221 mil doses contra a Covid-19 já aplicadas em Marília. Quase 65% da população já recebeu a primeira etapa (156.143 aplicações).

Além disso, cerca de 65 mil pessoas (27% da população aproximadamente) já terminaram o ciclo vacinal, com a aplicação de 61 mil segundas doses e 4,2 mil únicas.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

12 minutos ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

12 minutos ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

12 minutos ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

14 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

15 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

15 horas ago

This website uses cookies.