Marília

Via Rápida forma mais 125 alunos em Marília

Alunos da Via Rápida se formam em Marília

Através da parceria entre Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Centro Paula Souza, foi realizada esta semana a formatura de mais uma turma do Programa Via Rápida Emprego em Marília.

O evento tevea participação de 125 alunos de cursos de ajudante de cozinha (44 formandos); auxiliar de cabeleireiro e maquiadort (14); maquiador, manicure e pedicure (16); manicure, pedicure e auxiliar de cabeleireiro (13); mecânico de direção e freios (15); eletricista de veículos automotores (10) bem como de mecânico de manutenção de automóveis (13). Os cursos tiveram início em 18 de julho.

“Foram cerca de 400 alunos em 10 cursos durante três meses, em duas etapas, com aulas em sete carretas do Via Rápida. Com isso, a mão de obra está preparada. Quem antes estava desempregado, agora possui a qualificação profissional. Muitos já estão até empregados”, afirmou a coordenadora de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza, Clara Maria de Souza Magalhães.

A diretora da Etec “Antonio Devisate”, Claudia da Silva Parolise, ressaltou que a união de forças beneficiou a população. “Os alunos foram os grandes beneficiados com a preparação para o mercado de trabalho”, destacou.

O Via Rápida atende, além de todos aqueles que estão em busca de qualificação profissional, públicos específicos tais como pessoas com deficiência, beneficiários do programa estadual de transferência de renda (Renda Cidadã), famílias dos programas habitacionais da CDHU, reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Neide Leatti, destacou que a grande meta é a melhoria da qualidade de vida. “Com os desempregados qualificados, eles estão prontos para serem contratados com grande perspectiva da melhoria do padrão de vida”, afirmou.

Ela ressaltou a aluna Daiane Aparecida Otre Zuliani, do curso de mecânica de direção e freios. “Ela é um grande exemplo de que as mulheres estão cada vez mais conquistando o espaço profissional, vencendo discriminações”, destacou.

Ceprom conquista mais cinco cursos

Durante a solenidade de formatura , Neide Leatti anunciou a implantação de mais cinco cursos no Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília), na rua Catanduva: cuidador de idosos, confeitaria, Elétrica residencial, corte/costura e marcenaria.

“Trata-se de mais uma parceria da Prefeitura com o Estado. Na segunda-feira, já vamos iniciar a implantação da estrutura para receber os alunos os mais rapidamente possível. As inscrições serão abertas em breve.”, destacou.

A coordenadora do Centro Paula Souza, Clara Magalhães, lembrou que a meta é preparar cada vez mais os interessados para o mercado profissional. “O convênio está fechado com o município. A educação precisa ser continuada e o trabalhador precisa sempre estar aprimorado”, finalizou.

Marília Notícia

Recent Posts

Polícia pede apreensão de passaporte de adolescente suspeito de matar cão Orelha

Cão Orelha: Polícia Civil quer impedir saída do país de adolescente investigado (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Netanyahu se reúne com Trump para tratar de negociações nucleares com o Irã

ncontro de Netanyahu e Trump debate limites a acordo dos EUA com o Irã (Foto:…

2 horas ago

Conselho de transição deixa poder no Haiti após pressão dos Estados Unidos

Haiti encerra conselho de transição e transfere poder a primeiro-ministro (Foto: Divulgação) O Conselho Presidencial…

3 horas ago

Fiscalizações da ANP revelam riscos para quem abastece em Marília

Força-tarefa integrada fiscaliza postos revendedores de combustíveis (Foto: Divulgação) As ações de fiscalização da Agência…

3 horas ago

Enfermeira e marido são presos com medicamento proibido em Marília

Foram apreendidos 14 frascos do produto, cujo valor no comércio ilegal é estimado em cerca…

4 horas ago

Muito além do boleto: o impacto do pagamento da conta de água e esgoto no dia a dia da cidade

Poço PG-09 Figueirinha promete garantir regularidade do abastecimento na zona norte (Foto: RIC Ambiental) É…

4 horas ago

This website uses cookies.