Marília

‘Vértice Soluciona’ desmistifica e-Social, que passou ser obrigatório

Médico do Trabalho Alexandre Martins faz apresentação (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

Com explicações detalhadas e transposição para a prática, dúvidas sobre o e-Social foram respondidas na noite da última quinta-feira (11), no encontro “Save the date – Vértice Soluciona”, uma iniciativa da Vértice Gestão em Saúde Ocupacional.

A palestra foi realizada na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Marília, com transmissão ao vivo a interessados de Garça e Pompeia.

Abertura foi feita pelos médicos do trabalho Alexandre Martins e Adalberto Gonçalves – sócios da Vértice. A apresentação utilizou infográficos, ilustrações dinâmicas e dados fornecidos pelos desenvolvedores e gestores federais do e-Social, com didática própria do doutor Alexandre Martins.

Adalberto Gonçalves e Alexandre Martins, médicos do trabalho, dirigem a Vértice (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

De forma presencial e remota, o “Vértice Soluciona” – primeiro de uma série de capacitações gratuitas que a empresa pretende oferecer – atraiu profissionais de recursos humanos, contabilidade, segurança do trabalho e saúde ocupacional, entre outros que farão inserção de dados no novo sistema.

PÚBLICO PARTICIPA

Para o gestor de Recursos Humanos Marcos Roberto Codogno (Transportadora Almeida), entender e estar atualizado em relação ao e-Social é imprescindível. “Nossa empresa é do grupo 2, com uso obrigatório do sistema agora em janeiro. Então, a busca de informação é fundamental para nós”, afirma.

O gestor acompanhou a explanação com o técnico em segurança do trabalho Rubens Ricardo Martins, que atua em área que terá série de adaptações com o e-Social.

Marcos é gestor de RH e Rubens atua na área de Segurança do Trabalho, em transportadora (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

“Ainda existem muitas dúvidas em relação ao sistema. Ainda há quem acredite em prorrogação e, pelo que estamos acompanhando, isso não vai acontecer. Em Marília, esse foi o primeiro evento que trouxe não apenas informação sobre o e-Social, mas instrumentos de apoio para as empresas, soluções efetivas para que possamos ter mais segurança de dados”, destaca Rubens.

Instituições filantrópicas, fundações e organizações sociais sem fins lucrativos também terão mais responsabilidades com o novo sistema. Para ampliar o repertório, o administrador João Meneguelli, da Associação Policial de Assistência à Saúde (Apas), participou do “Save the date – Vértice Soluciona”.

“Tudo é muito novo e ninguém poderá alegar que não teve oportunidade para conhecer, se informar. É muito importante participar de capacitações como essa. O e-Social está chegando já no ano que vem para entidades. A nossa associação precisa estar integrada”, lembra o gestor.

Empresários não podem mais contar com prorrogação de prazo para o e-Social (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

FIM DO PRAZO

Anunciado em 2014, a vigência do e-Social para todas as empresas teve várias prorrogações. Porém, em 2021, a adoção do sistema governamental já foi anunciada como estratégica e inadiável pelo Governo Federal, que está sendo cobrado a aumentar a arrecadação, sem elevar impostos.

A centralização de todas as informações previdenciárias e relativas à segurança e saúde dos trabalhadores promete dar mais eficiência a órgãos como o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), atualmente vinculado ao Ministério da Economia, além da Receita Federal.

CLUBE VÉRTICE

A empresa lançou o “Clube Vértice”, no qual disponibiliza pacotes personalizados de serviços, de acordo com o porte e demanda do empresário. Entre as soluções está a integração de sistemas, no qual o cliente pode melhorar a eficiência do setor de RH ou Segurança e Medicina do Trabalho, por meio do compartilhamento de dados com a Vértice. Assim, não perde nenhum prazo e não deixa de cumprir obrigações legais, evitando multas.

Palestra teve transmissão pelas redes sociais (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

Com profissionais experientes em Saúde, Administração e Tecnologia da Informação, a Vértice faz a gestão de demandas em exames periódicos e o controle biométrico da entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para acabar com os ultrapassados formulários de recebimento.

Um exemplo de tecnologia aplicada é a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) por meio de urna eletrônica. A tecnologia reduz o tempo necessário para o processo, aumentando a eficiência da empresa. Com a Vértice, a telemedicina tem plataforma própria. É o fim de improvisos como aplicativos de mensagens.

“As soluções que oferecemos são focadas na eficiência. Nossos setores de Medicina do Trabalho, Tecnologia da Informação (TI), Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho buscam, diariamente, a inovação nos processos de trabalho. A ideia é ganhar tempo, ampliar a confiabilidade dos dados e dar aos diretores das empresas a certeza de que todas as obrigatoriedades estão sendo cumpridas”, explica Alexandre Martins.

Evento foi o primeiro de série de capacitações que a Vértice pretende realizar (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

A Vértice trabalha ainda com treinamentos (modalidades EaD e presencial), elaboração de laudos técnicos em diversas áreas, programa de controle de absenteísmo, auxílio em perícias judiciais, entre outras atividades.

CONTATO

Verdadeiro centro integrado de soluções, a Vértice está localizada na avenida Nelson Spielmann, 857, quase esquina com a rua Paraná. O telefone para mais informações é o (14) 9 9108-3695 [clique aqui para iniciar uma conversa].

Nas redes sociais, a empresa pode ser acessada pelo facebook.com/VerticeMedicinaDoTrabalho, Instagram @verticemed ou pelo site www.verticemed.com.br.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.