Marília

‘Vértice Soluciona’ desmistifica e-Social, que passou ser obrigatório

Médico do Trabalho Alexandre Martins faz apresentação (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

Com explicações detalhadas e transposição para a prática, dúvidas sobre o e-Social foram respondidas na noite da última quinta-feira (11), no encontro “Save the date – Vértice Soluciona”, uma iniciativa da Vértice Gestão em Saúde Ocupacional.

A palestra foi realizada na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Marília, com transmissão ao vivo a interessados de Garça e Pompeia.

Abertura foi feita pelos médicos do trabalho Alexandre Martins e Adalberto Gonçalves – sócios da Vértice. A apresentação utilizou infográficos, ilustrações dinâmicas e dados fornecidos pelos desenvolvedores e gestores federais do e-Social, com didática própria do doutor Alexandre Martins.

Adalberto Gonçalves e Alexandre Martins, médicos do trabalho, dirigem a Vértice (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

De forma presencial e remota, o “Vértice Soluciona” – primeiro de uma série de capacitações gratuitas que a empresa pretende oferecer – atraiu profissionais de recursos humanos, contabilidade, segurança do trabalho e saúde ocupacional, entre outros que farão inserção de dados no novo sistema.

PÚBLICO PARTICIPA

Para o gestor de Recursos Humanos Marcos Roberto Codogno (Transportadora Almeida), entender e estar atualizado em relação ao e-Social é imprescindível. “Nossa empresa é do grupo 2, com uso obrigatório do sistema agora em janeiro. Então, a busca de informação é fundamental para nós”, afirma.

O gestor acompanhou a explanação com o técnico em segurança do trabalho Rubens Ricardo Martins, que atua em área que terá série de adaptações com o e-Social.

Marcos é gestor de RH e Rubens atua na área de Segurança do Trabalho, em transportadora (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

“Ainda existem muitas dúvidas em relação ao sistema. Ainda há quem acredite em prorrogação e, pelo que estamos acompanhando, isso não vai acontecer. Em Marília, esse foi o primeiro evento que trouxe não apenas informação sobre o e-Social, mas instrumentos de apoio para as empresas, soluções efetivas para que possamos ter mais segurança de dados”, destaca Rubens.

Instituições filantrópicas, fundações e organizações sociais sem fins lucrativos também terão mais responsabilidades com o novo sistema. Para ampliar o repertório, o administrador João Meneguelli, da Associação Policial de Assistência à Saúde (Apas), participou do “Save the date – Vértice Soluciona”.

“Tudo é muito novo e ninguém poderá alegar que não teve oportunidade para conhecer, se informar. É muito importante participar de capacitações como essa. O e-Social está chegando já no ano que vem para entidades. A nossa associação precisa estar integrada”, lembra o gestor.

Empresários não podem mais contar com prorrogação de prazo para o e-Social (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

FIM DO PRAZO

Anunciado em 2014, a vigência do e-Social para todas as empresas teve várias prorrogações. Porém, em 2021, a adoção do sistema governamental já foi anunciada como estratégica e inadiável pelo Governo Federal, que está sendo cobrado a aumentar a arrecadação, sem elevar impostos.

A centralização de todas as informações previdenciárias e relativas à segurança e saúde dos trabalhadores promete dar mais eficiência a órgãos como o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), atualmente vinculado ao Ministério da Economia, além da Receita Federal.

CLUBE VÉRTICE

A empresa lançou o “Clube Vértice”, no qual disponibiliza pacotes personalizados de serviços, de acordo com o porte e demanda do empresário. Entre as soluções está a integração de sistemas, no qual o cliente pode melhorar a eficiência do setor de RH ou Segurança e Medicina do Trabalho, por meio do compartilhamento de dados com a Vértice. Assim, não perde nenhum prazo e não deixa de cumprir obrigações legais, evitando multas.

Palestra teve transmissão pelas redes sociais (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

Com profissionais experientes em Saúde, Administração e Tecnologia da Informação, a Vértice faz a gestão de demandas em exames periódicos e o controle biométrico da entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para acabar com os ultrapassados formulários de recebimento.

Um exemplo de tecnologia aplicada é a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) por meio de urna eletrônica. A tecnologia reduz o tempo necessário para o processo, aumentando a eficiência da empresa. Com a Vértice, a telemedicina tem plataforma própria. É o fim de improvisos como aplicativos de mensagens.

“As soluções que oferecemos são focadas na eficiência. Nossos setores de Medicina do Trabalho, Tecnologia da Informação (TI), Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho buscam, diariamente, a inovação nos processos de trabalho. A ideia é ganhar tempo, ampliar a confiabilidade dos dados e dar aos diretores das empresas a certeza de que todas as obrigatoriedades estão sendo cumpridas”, explica Alexandre Martins.

Evento foi o primeiro de série de capacitações que a Vértice pretende realizar (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

A Vértice trabalha ainda com treinamentos (modalidades EaD e presencial), elaboração de laudos técnicos em diversas áreas, programa de controle de absenteísmo, auxílio em perícias judiciais, entre outras atividades.

CONTATO

Verdadeiro centro integrado de soluções, a Vértice está localizada na avenida Nelson Spielmann, 857, quase esquina com a rua Paraná. O telefone para mais informações é o (14) 9 9108-3695 [clique aqui para iniciar uma conversa].

Nas redes sociais, a empresa pode ser acessada pelo facebook.com/VerticeMedicinaDoTrabalho, Instagram @verticemed ou pelo site www.verticemed.com.br.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

26 minutos ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

54 minutos ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

59 minutos ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

1 hora ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

1 hora ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

1 hora ago

This website uses cookies.