Marília

Câmara de Marília rejeita Comissão Processante contra o vereador Féfin

Vereadores se manifestaram contra o pedido de abertura de CP contra Junior Féfin (Foto: Gustavo César/Marília Notícia)

A Câmara de Marília rejeitou por maioria de votos, nesta segunda-feira (27), o pedido de instauração de uma Comissão Processante (CP) contra o vereador Júnior Féfin (União Brasil).

A apreciação da denúncia não havia sido submetida ao plenário da Casa, por decisão unilateral do presidente Eduardo Nascimento (Republicanos). Contudo, a Vara da Fazenda Pública de Marília atendeu solicitação do vereador Sérgio Nechar (PSB) – autor do pedido de CP – em liminar que anula o arquivamento da queixa e obriga a presidência da Casa submeter a proposta à votação.

Para análise do pedido, foram convocados os suplentes de Féfin – Luciano Fontana (sem partido), e Fábio Protetor (PSB), mas apenas o primeiro esteve presente na sessão. Fontana foi empossado para participar apenas da votação sobre abertura da CP. Por serem partes envolvidas no caso, Nechar e Féfin não puderam participar da votação.

Suplente de Féfin, Luciano Fontana foi empossado para participar da votação (Foto: Gustavo César/Marília Notícia)

Antes da votação, o vereador Marcos Rezende (PSD) chegou a pedir vistas (adiamento) até a segunda semana de outubro. O parlamentar queria votar o caso apenas depois das eleições municipais, sob a justificativa que os vereadores que fossem indicados para a eventual formação da CP não teriam como se dedicar como deveriam por causa da campanha eleitoral.

Nascimento, contudo, negou o pedido de vistas, que sequer chegou a ser colocado para votação do plenário. Rezende afirmou que pretendia judicializar a recusa do presidente da Câmara.

Apenas Fontana e Rezende permaneceram sentados, a favor da abertura de CP contra Féfin (Foto: Gustavo César/Marília Notícia)

Apenas Rezende e Fontana votaram pela instauração da CP contra Féfin. Os demais vereadores se manifestaram contrários ao pedido. A votação encerrou com 10 votos contrários e apenas dois favoráveis.

Alegando ofensas e ameaça ao estado democrático de direito, Nechar havia protocolado no dia 23 de abril deste ano um pedido de instauração de CP contra Féfin. A representação foi motivada após discussão entre os parlamentares, registrada na sessão camarária do dia 15 de abril.

Segundo a acusação, Féfin praticou ofensas morais e desacatou, por atos e palavras, o vereador Nechar, infringindo o decreto 201/67 (Lei Orgânica do Município) e Regimento Interno da Câmara Municipal, que tratam sobre a perda do mandato de vereador que venha cometer ato incompatível com o decoro parlamentar.

Nechar pediu abertura de CP contra Féfin (Foto: Gustavo César/Marília Notícia)

PROJETOS

Em seguida, os vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Lei Complementar 12/2024, da Prefeitura de Marília, que modifica a Lei Complementar no 11/1991, transformando, unificando, extinguindo e criando funções na estrutura da Prefeitura de Marília, a serem desempenhadas por servidores pertencentes ao quadro de pessoal efetivo.

Por último, foi aprovado o Projeto de Lei 29/2024, sobre a implantação do dispositivo de segurança do tipo botão de alerta de situações de risco nas escolas da rede pública municipal de ensino, denominado “Alerta Escolar”.

A Câmara de Marília está reunida novamente na manhã desta terça-feira (28) para audiência pública da Secretaria Municipal da Fazenda, para demonstrar e avaliar as metas fiscais do 1º quadrimestre de 2024.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

1 hora ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

1 hora ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

1 hora ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

1 hora ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

1 hora ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

1 hora ago

This website uses cookies.