Marília

Vereadores discutem reordenamento do Conselho da Mulher

Vereadores discutem reordenamento do Conselho da Mulher (Foto: Will Rocha)

Na Sessão Ordinária do dia 22 de agosto, o vereador Marcos Rezende (PSD), pediu “vistas” de cinco dias do projeto de Lei nº 73/2017, da Prefeitura de Marília que dispõe sobre o reordenamento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, revogando a Lei nº 4216/16.

Por conta disso, o secretário municipal dos direitos humanos, Renato Micheletti e a coordenadora de política para mulheres, Jaqueline Primaz se reuniram com os vereadores, na tarde da última terça-feira (29), afim de elucidar dúvidas sobre o assunto.

O CMDM é vinculado, para fins orçamentários, à Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania e busca – no reordenamento – se vincular à pasta dos Direitos Humanos. Durante a reunião, a coordenadora da mulher, Jaqueline Primaz, destacou a importância do reordenamento.

“Quando este novo governo assumiu, fui informada da construção coletiva que havia sido feita pelo antigo Conselho para modificar a lei, que nasceu em 1996 e foi alterada em 1999 e de lá para cá, nunca mais foi mexida. Então, ela necessita de uma transformação em função da própria sociedade que vive numa transformação constante. Algumas entidades se desfizeram, outras nasceram e essas entidades, a gente entende que a entidade é justamente a ponte entre o cidadão comum e o poder público. Então a gente entende que isso é realmente necessário, importante e que está contemplando demandas na cidade que não eram contempladas na antiga lei. Atualmente o Conselho não está ativo porque não foram convocadas eleições no momento que era devido. Se aprovado o reordenamento, acredito que em 30 e 60 dias conseguimos convocar uma nova eleição. A única alteração que nós fizemos, enquanto poder público, foi a criação do Fundo Municipal do Conselho. Justamente porque o conselho vai trazer várias necessidades que possuem um custo que, muitas vezes, não é previsto. A intenção é que os projetos que eventualmente partam do Conselho, sejam pagos através deste fundo”, explicou Jaqueline.

Renato Micheletti, secretário municipal dos Direitos Humanos de Marília, acha importante esclarecer a importância da reativação do Conselho para o município. “A ideia é explicar aos vereadores o porquê do reordenamento. Queremos deixar claro a forma com que fizemos este processo, a importância do Conselho para a cidade e a importância da sua reativação. Queremos que o Conselho passe a trabalhar junto com o centro de referência da mulher que começa a funcionar, junto à nossa secretaria. É muito mais fácil o conselho trazer uma demanda do que nós, como poder público, chegarmos ao problema. Então, o conselho, mais do que necessário, é muito útil”.

Expirado o prazo de cinco dias, o projeto deve retornar a pauta da Câmara, na próxima sessão, dia 4 de setembro.

Marília Notícia

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

42 minutos ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

42 minutos ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

42 minutos ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

42 minutos ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

42 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

42 minutos ago

This website uses cookies.