Marília

Vereador cobra unidade de saúde na região de Nóbrega

Marcos Rezende cobra unidade de saúde onde surgiram novos bairros.

A secretária da Saúde, Kátia Santana está à procura de imóvel para alugar e instalar emergencialmente uma unidade de saúde que atenda os novos moradores dos bairros construídos na região do distrito de Padre Nóbrega.

Na última terça-feira (25) ela recebeu o vereador e líder do governo municipal na Câmara, Marcos Rezende (PSD), que também demonstrou preocupação com o atendimento de saúde das pessoas e pediu agilidade para se encontrar uma solução. “De uma hora para a outra, milhares de pessoas se mudaram para os novos bairros, sem a infraestrutura necessária”, observou Rezende.

Ele disse que muita gente o está procurando para relatar problemas com a saúde naquela região da cidade.

“A unidade de saúde de Nóbrega está dimensionada para atender 8 mil pessoas e não tem condições de absorver mais ninguém. Então a saída para os novos moradores tem sido as unidades de saúde dos bairros de onde eles vieram, o que está criando um transtorno muito grande”, esclareceu o vereador. “Sugerimos uma solução paliativa enquanto a Prefeitura não constrói novas unidades de saúde”.

Kátia Santana disse que a primeira dessas futuras unidades já estaria autorizada, com funcionamento de três estratégias de saúde da família. “Mas vai precisar de mais, porque a região não para de crescer. O que a Administração pretende fazer é para até 12 mil pessoas, mas com mais bairros em construção isso não será suficiente”, adiantou a secretária.

Mas isso tudo não é para já, o que exige soluções emergenciais. “Herdamos um orçamento sem nenhuma previsão de equipe profissional para o local. Então temos de alugar um imóvel e depois arrumar dinheiro para contratar a equipe. Fazer isso sem previsão orçamentária será um enorme desafio que teremos de vencer”, explicou.

Marcos Rezende não esconde a preocupação com o problema. “Há um barracão que a construtora usou enquanto fazia um dos bairros que pode ser uma alternativa para instalar esta unidade de saúde. Os demais imóveis são muito pequenos. Se não tiver jeito, a alternativa será conseguir um local em Nóbrega mesmo. Aí as pessoas terão de atravessar a pista para buscar atendimento de saúde do outro lado, o que significará um problema a mais. Por isso estamos todos empenhados em encontrar a melhor saída e o quanto antes”, finalizou o vereador.

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

55 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.