Em maio, o comércio varejista na região de Marília abriu 48 postos de trabalho, resultado de 1.573 admissões contra 1.525 desligamentos, o primeiro saldo positivo do ano. No acumulado dos últimos 12 meses, foram extintos 546 empregos com carteira assinada. Assim, o varejo da região encerrou o mês com 46.640 trabalhadores formais, recuo de 1,2% em relação a maio de 2016.
As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Entre as nove atividades analisadas, apenas o segmento de farmácias e perfumarias (0,5%) apresentou crescimento no estoque total de empregados em maio, na comparação com mesmo mês de 2016. As maiores retrações foram observadas nas atividades de lojas de móveis e decoração (-4,6%); outras atividades (-2,2%); e concessionárias de veículos (-2,1%).
“Mesmo com esse modesto saldo positivo, percebemos que as empresas têm se adequado para evitar que demissões aconteçam. O desemprego vem assombrando o setor há muito tempo e, mesmo com essa melhora nossa realidade continua sendo preocupante”, ressalta Pedro Pavão, presidente do Sincomercio Marília.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.