Regional

‘Vamos construir no mínimo mais duas unidades de saúde’, afirma Adhemar Marcondes

Adhemar Marcondes participa de entrevista e responde questões essências de Garça (Foto: Divulgação)

Marília Notícia iniciou sua série de entrevistas com os candidatos a prefeito de algumas cidades da região. Desta vez, o entrevistado foi Adhemar Marcondes (Republicanos), que concorre à Prefeitura de Garça.

A entrevista terá perguntas semelhantes aos demais candidatos que concorrem ao posto do Executivo e aborda temas como educação, saúde, mobilidade urbana, habitação, assistência social, funcionalismo público, entre outros setores da administração pública.

Adhemar compartilhou suas propostas e planos para transformar a cidade, caso seja eleito. A seguir, os principais pontos abordados na entrevista:

MN: Conforme o Ranking de Eficiência dos Municípios 2024, apenas 47,74% das crianças de zero a três anos em Garça estão matriculadas em creches, o que significa que mais da metade delas ainda não tem acesso a esse serviço. Como você pretende mudar essa realidade?

Adhemar: A não obrigatoriedade de crianças de zero a três serem matriculadas no ensino infantil faz com que esse índice seja maior que o esperado pela Educação. E, além de durante a formulação de nosso plano de governo, nós ouvimos muitas reclamações de falta de vagas, com isso enxergamos a necessidade de construção de mais algumas creches para atender as demandas das mães que hoje muitas vezes cruzam a cidade de Garça para levar e buscar seus filhos. Os núcleos e creches devem atender às necessidades das famílias, com horários que atendam suas necessidades das 7h às 18h15, tranquilizando os pais para levarem e buscarem seus filhos.

Vamos implementar ao período integral com contraturno, ou seja, com outros períodos com outras modalidades de ensino, sendo eles música, leitura, atividades psicomotoras e esportivas, oferecendo ainda recursos necessários a essa faixa etária.

Existem modelos exitosos de colaboração que podem nos ajudar a atender rapidamente esta demanda e eu, como prefeito, vou atrás de parcerias e recursos para construção de novas escolas e ampliação de vagas, melhorando as nossas unidades escolares.

MN: Conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Garça não atingiu a meta determinada pelo Ministério da Educação. No Ensino Fundamental I, que representa a rede municipal do 1º ao 5º ano, a cidade teve 6,4 em 2023, acima da marca de 2021, quando atingiu 6,0, porém, bem abaixo do estabelecido de 7,0. Como melhorar esse índice?

Adhemar: Melhorar o Ideb começa com a capacitação dos profissionais, com a formação dos professores, estimulando o protagonismo dos alunos, melhorando o ambiente escolar, incentivando a utilização de metodologias ativas de aprendizagem e explorando todo o potencial pedagógico da tecnologia.

Os resultados desse último índice ainda possuem reflexos da pandemia, e também da desmotivação dos nossos profissionais que não receberam o cumprimento do piso do magistério. A escolha do material didático a ser utilizado é primordial e deve contemplar conteúdos que façam o aluno se desenvolver em todas as áreas do conhecimento de maneira prazerosa e efetiva.

Vamos trazer maior tecnologia, o mundo evoluiu e parece que a nossa educação parou no tempo, as escolas hoje ainda são tradicionais, e temos que investir na tecnologia para atrair e prender a atenção dos alunos. As bibliotecas têm que receber uma maior atenção e investimento, vamos trazer mais projetos de leituras para tornar os nossos alunos leitores fluentes e melhores intérpretes do que leem. Nossos alunos são capazes de índices altíssimos e podemos colaborar de forma conjunta com professores e prefeitura para que isso se torne realidade.

Adhemar Marcondes e Duilio concorrem a cadeira do executivo garcense. (Foto: Divulgação)

MN: Ainda segundo o ranking de eficiência, a cidade está abaixo da pontuação média nacional em relação à receita. Como você pretende trabalhar o tema, atrair novos investimentos para Garça e, ao mesmo tempo, gerar mais oportunidades de renda para os moradores?

Adhemar: Nós, junto ao Secretário estadual de desenvolvimento econômico Jorge Lima e o Governador Tarcísio, já temos tratativas de incentivo ao Pequeno e médio empreendedor/empresário Garcense, e também ao nosso carro chefe, a nossa referência histórica que é o café e isso eu já tenho um projeto pronto entregue em mãos ao secretário Jorge lima.

Vamos dar toda a oportunidade aos empresários garcenses e investidores de fora de trazerem e gerarem mais empregos, buscando maior desenvolvimento para a nossa cidade. Vamos facilitar e desburocratizar muita coisa, nosso intuito é facilitar a vida do garcense e ser uma mão amiga àqueles que querem investir em nossa cidade.

MN: Sobre saúde, quais são as suas propostas para o tema e em qual fase do seu mandato você pretende implementar essas medidas, caso seja eleito?

Adhemar: A saúde em nosso mandato será prioridade, o povo de Garça vem sofrendo demais, principalmente aqueles que mais precisão do poder publico, em nosso mandato nos vamos já iniciar informatizando toda a rede de saúde, desde a atenção básica/primária até o nosso hospital e UPA, vamos integrar o sistema promovendo uma jornada mais segura aos nossos pacientes. Garça hoje perde mais de 500 mil reais de programas do governo federal.

Vamos trazer uma ideia simples e inovadora para Garça o Poupa tempo da saúde, hoje temos mais de 4mil pessoas na fila de exames e consultas, e com o programa do Poupa tempo da saúde que será instalado no Hospital São Lucas, nós vamos diminuir este tempo de espera e esperamos com muita responsabilidade zerar as filas de Garça. Meus adversários gostam de criticar essa ideia, dizendo que é impossível, que isso é coisa de cidade grande, muito pelo contrário. Isso é um projeto de quem pensa grande pelo garcense, de quem sabe onde buscar investimentos, de quem sempre trabalhou e nunca abandonou Garça.

Iremos realizar a reforma e modernização de todos os postos de saúde e a UPA que hoje se encontram em sua maioria sucateados pelo tempo e abandono, vamos aumentar as equipes de saúde da família e construir no mínimo mais duas unidades, isso que não ocorre desde a década de 80/90, inclusive através do meu Irmão o ex-prefeito Cornélio Marcondes, fui já incluído no PAC (Governo Federal) a Construção da UBS que irá atender os bairros João Zapata, Monte Verde e Frei Aurélio.

Iremos deixar a saúde mais eficiente e independente de Marília, criaremos centros de atendimento (24 h) à mulher e à criança, com toda a estrutura de exames e atendimento com G.O e Pediatria 24h.Ampliação de uma UBS no Distrito de Jafa para ampliar os atendimentos, levando algumas especialidades e o mais importante para o distrito é o Pronto Atendimento noturno, impedindo que o garcense morador de Jafa, tenha que sair de sua residência doente ou com os pais ou filhos com alguma enfermidade, pegue a rodovia para chegar na UPA e ainda ter que esperar horas para serem atendidos.

MN: Sobre habitação, quais são as suas propostas para o tema e em qual fase do seu mandato você pretende implementar essas medidas, caso seja eleito?

Adhemar: De forma muito responsável, vamos trazer moradia junto às três esferas: junto ao Governo Federal (Programa Minha Casa, Minha Vida), Governo Estadual (Programa Casa Paulista) e parcerias público privadas. Com minha experiência de mais de 20 anos como assessor tanto na Alesp como em Brasília, sou o candidato que possui o melhor trânsito para dialogar com todos, conheço os caminhos para trazer desenvolvimento e moradia para o garcense. Temos uma meta e, em quatro anos, iremos corresponder com toda a certeza.

MN: O pós-pandemia foi cruel para muitas famílias. Algumas, inclusive, ainda não conseguiram se recuperar das adversidades. O aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade é uma realidade. Como trabalhar para promover uma recuperação digna?

Adhemar: Infelizmente, a questão pós-pandêmica atingiu todo o território nacional no que tange ao cerne familiar. É preciso estruturar as equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com capacitações do trabalho social com famílias para que estes possam se organizar e evoluírem e promover um atendimento qualificado no que tange as vulnerabilidades e violações destas famílias. Conhecer as famílias através de dados e vigilância socioassistencial é outro aspecto importante para a definição e estratégia de trabalho no município e nos territórios.

Vamos trazer programas de mentorias e apoios aos jovens e levar a eles a oportunidade de eles fazerem cursos profissionalizantes e técnicos, para que possam crescer na vida, a população de Garça quer oportunidade de trabalhar, e com isso iremos trazer o programa Primeiro Emprego, onde o Poder Público irá com as empresas de nossa cidade dar suporte e orientação com estágios remunerados e futuramente com a força de vontade do garcense, ter a oportunidade de trabalhar e contribuir para o desenvolvimento econômico de nossa cidade.

MN: Sobre infraestrutura urbana, quais são as propostas estruturais? Pretende fazer a implantação de novos serviços, com instalações diferentes? Quais?

Adhemar: Primeiro, nós, junto aos servidores e à equipe do Saae, vamos desenvolver um plano para acabar com a crise hídrica de Garça.

Junto ao Governo Estadual, cuidaremos das nossas vicinais e das zonas rurais de Garça, que hoje, até as que foram tratadas recentemente, já estão totalmente acabadas, um exemplo é a São José dos Boninis. Vamos dar atenção ao Jardim Adrianita que foi prometido e existe um projeto há muito tempo de pavimentação da área, mas que até agora não foi feito.

O mais importante é recapear as nossas ruas com investimentos do Governo Estadual e Federal, emendas. Acabar com essa história de empréstimo e de cobrar do povo depois o asfalto. Prefeito tem que trabalhar, tem que ir atrás de recursos e, para isso, não pode ficar indo e vindo a cada quatro anos, tem que estar atento às mudanças e aos novos caminhos junto às esferas.

MN: Os servidores públicos são conhecidos por serem o “calcanhar de Aquiles” das administrações municipais. Como prover um funcionário satisfeito para reflexo na melhoria do serviço prestado?

Adhemar: Primeiro, comigo não haverá mais perseguição em cima dos servidores. Com nosso grupo na gestão, nós vamos ouvir e dar voz ao servidor, que há mais de 10 anos se encontra totalmente desmotivado e trucidado pelas gestões. O servidor público é a chave do sucesso das administrações, são eles que em todas as frentes realizam as ações necessárias para nossa cidade e população.

Nós vamos trazer um plano de carreira inovador e que trará sentido e rumo na carreira do servidor. Vamos implementar o vale-saúde, com a criação do centro de atendimento ao servidor municipal garcense, que irá atender os ativos e os aposentados. Vamos valorizá-los verdadeiramente, trazer cursos de qualificação e capacitação e o principal é estar com a Prefeitura de portas abertas para ouvi-los e juntos melhorarmos as condições de trabalho para cada funcionário de cada setor.

Wesley Murici

Recent Posts

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…

6 minutos ago

Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro

As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…

17 minutos ago

Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros

Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…

24 minutos ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

2 horas ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

3 horas ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

3 horas ago

This website uses cookies.