Visando transparência e correta informação à população, a Prefeitura Marília esclarece que os municípios não produzem, não adquirem e não tem atribuição legal e capacidade de sanar problemas envolvendo o desabastecimento de vacinas.
A falta desse importante insumo tem gerado preocupação e reiteradas solicitações do município junto aos órgãos competentes, mas as prefeituras dependem de ações federais para efetiva solução, que envolvem, inclusive, a importação de vacinas e matérias primas.
Estão em falta na rede pública, com impacto nacional, as vacinas meningocócica C, que protege contra meningite, e também a Pentavalente – difteria, tétano, coqueluche, influenza B e hepatite B. Ambas as vacinas são indicadas antes do primeiro ano de vida.
A Prefeitura esclarece que a responsabilidade pelo fornecimento ao município é do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que por sua vez recebe os imunobiológicos da Cenadi (Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos).
Por meio da secretaria municipal da Saúde, são enviados informes técnicos pelo Estado que apontam o desabastecimento nacional. Há previsão do recebimento de novas doses da vacina contra meningite em outubro. Já a Pentavalente deve ser recebida em novembro.
A população continuará sendo informada por meio da imprensa e da Ouvidoria da Prefeitura de Marília, que também orienta aos usuários relatarem suas demandas pela Ouvidoria Federal – Ministério da Saúde (163).
CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…
As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…
Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…
Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…
Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…
This website uses cookies.