Marília

UPA norte é inaugurada após anos de atraso

UPA da zona norte

A Prefeitura de Marília inaugurou hoje (14) pela manhã, um ano após o término da construção do prédio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da rua João Caliman, no Parque das Nações, na zona norte da cidade.

A situação da UPA, cujas obras chegaram a ser abandonadas, era acompanhada de perto pelo Ministério Público Federal.

Em janeiro de 2016, a Procuradoria da República no Município de Marília havia recomendado ao prefeito Vinicius Camarinha (PSB), e ao então secretário de Saúde do município, Danilo Bigeschi, que tomassem providências necessárias para que a UPA fosse entregue em fevereiro.

Os citados na recomendação, após vários atrasos, cumpriram o recomendado e anunciaram para este sábado a entrega da unidade de saúde.

O procedimento foi aberto para apurar problemas que impediam o funcionamento da unidade, como infiltrações na construção e falta de pagamento dos serviços de vigilância. O município recebeu os repasses finais do Ministério da Saúde em novembro de 2015 e, conforme estipulado, tinha três meses para concluir a UPA.

A construção da UPA esteve paralisada desde novembro de 2011, mas foram finalizadas em maio do ano passado, após diversas medidas adotadas pelo Ministério Público Federal, como a realização de reuniões com as administrações municipal e federal e a empresa contratada.

Apesar da inauguração, o MPF diz que o trabalho não se encerrará agora. Segundo o procurador da República Célio Vieira da Silva, responsável pelo caso, será realizada uma inspeção na UPA e o MPF aguarda ainda cópia do contrato firmado com a OS Unimar, que será a operadora da unidade, para analisar se a terceirização dos serviços está sendo feita dentro da legalidade.

A UPA deverá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e pode ajudar a resolver grande parte das urgências e emergências, como casos de pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Esses atendimentos ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inovará ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com esse serviço, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

2 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

2 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

3 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

3 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

This website uses cookies.