Colunas

Um sábado na Palestina

Monte da Tentação: local abriga caverna onde Cristo jejuou por 40 dias e 40 noites (Foto: Ramon Barbosa Franco)

Quando voltei a Jericó, na Palestina, pela segunda vez, em novembro de 2022 o guia da Imersão Hadassa me mostrou na loja que é de propriedade de um primo distante do ex-presidente da República do Brasil, Michel Temer, a rosa-de-Jericó.

Ele me explicou, então, que a flor-de-Jericó – assim chamada também – consiste numa metáfora da própria ressurreição do Cristo. Aos meus olhos, a rosa – que não tem nada de rosa, mas sim de espinho – se apresentou como um emaranhado de ramos, enrolados, dando a impressão de ser um novelo de lã ou um volume de fios entrelaçados. Típica do deserto – e Jericó é, na verdade um oásis, rodeada pela árida terra da Cisjordânia – a rosa-de-Jericó praticamente não depende de gota d’água para sobreviver. Sem água, ela é fosca – a que eu vi tinha assim a tonalidade mórbida e de aspecto ressecado. Contudo, ao receber partículas do precioso H²O, a flor vai ganhando vida, se expandindo, como se despertada para o mundo, ressuscitando-se. Por isso, a planta também é chamada de rosa-da-ressurreição.

A primeira vez que percorri as estradas entrecortadas pelo deserto da Palestina – o mesmo deserto de pedra e montanhas onde Jesus jejuou por 40 dias e 40 noites – não era um sábado, Sábado era quando lá voltei pela última vez. Eram os últimos momentos da imersão, passaríamos os três dias em Jericó, a cidade mais antiga do mundo. São 11 mil anos de história. Isso significa que o oásis já era habitado cerca de nove mil anos antes da passagem de Jesus Cristo.

Ruínas da Jericó descrita na Bíblica, trecho do Velho Testamento sobre o cerco de Jericó (Foto: Ramon Barbosa Franco)

Recordo que entrando em Jericó pela primeira vez identifiquei um menino correndo e me veio à mente a antológica interpretação de Gal Costa de ‘Força Estranha’: “Eu vi um menino correndo, eu vi o tempo”. Gal ainda não havia falecido, morreria dias depois, em 9 de novembro de 2023. O tempo na Palestina me trouxe muitas outras lembranças, revivi muita coisa e foi lá que os cânticos islâmicos me envolveram no fim de tarde. Fica em Jericó o Monte da Tentação, onde Jesus não sucumbiu às insinuações das coisas mundanas, como o excesso do poder, a irresponsabilidade do ter e a inconsequência de assumir plenamente os impulsos momentâneos.

Lutamos sempre contra esses nossos rompantes e é por isso que vira e mexe me ocorre que Peter Pan luta contra ele mesmo ao encarar o Capitão Gancho. Pan luta para não ser um desequilibrado como o Gancho, quando adulto. Se Peter continuasse a crescer na Terra do Nunca, fatalmente, seria mais um Capitão Gancho a correr dos ponteiros de um relógio mágico e a se esconder de um baita crocodilo medonho, que para muitos é chamado de morte, de fim.

Jericó, a cidade mais antiga do mundo, é um oásis e a fonte de Eliseu fornece água fresca o tempo todo (Foto: Paulo Campos)

*

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor dos livros ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta Editoriais), ‘A próxima Colombina’ (Carlini & Caniato), ‘Contos do japim’ (Carlini & Caniato), ‘Vargas, um legado político’ (Carlini & Caniato), ‘Laurinda Frade, receitas da vida’ (Poiesis Editora) e das HQs ‘Radius’ (LM Comics), ‘Os canônicos’ (LM Comics) e ‘Onde nasce a Luz’ (Unimar – Universidade de Marília), ramonimprensa@gmail.com 

Ramon Franco

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor de diversos livros, entre eles ‘A próxima Colombina’

Recent Posts

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

25 minutos ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

33 minutos ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

42 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

1 hora ago

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

1 hora ago

Turismo e lazer têm pacote de R$ 16,8 milhões em orçamento extra

Projetos incluem mirante e propõem transformar a região em complexo turístico (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A…

2 horas ago

This website uses cookies.