A operação da Prefeitura de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) para fiscalização do cumprimento das medidas de segurança – na redução da proliferação do novo coronavírus – resultou em 386 autuações entre 1º de janeiro e 4 de julho deste ano.
De acordo com a chefe de setor de Vigilância Sanitária, Gisele Porteiro, a maior parte da população tem cumprido as orientações e a restrição de circulação instituída pelo Governo do Estado de São Paulo, mas há resistência.
“Muitas vezes abordamos os mesmos grupos de jovens, que já receberam três ou quatro autuações, e essa irresponsabilidade nos entristece”.
Nas abordagens, as pessoas flagradas desrespeitando as regras sanitárias têm seus dados pessoas coletados. A partir do nome completo, endereço e CPF, a Vigilância Sanitária faz o cruzamento das informações com os cadastros municipais de saúde e assistência social.
Gisele afirma ainda que muitos fornecem dados errados para tentar burlar a multa. No entanto, eles não ficam livres das penalizações. “Porque ainda que o infrator não receba uma notificação em casa, nós fazemos a publicação no Diário Oficial”.
As autuações são feitas com base no Código Sanitário, e aqueles que não protocolam recurso no prazo de dez dias têm a multa inclusa na dívida ativa. A restrição de circulação se aplica a qualquer atividade não essencial e qualquer aglomeração em espaços coletivos entre 23h e 5h.
O secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, ressalta a importância de manter a conscientização sobre a necessidade de a população continuar com o distanciamento social.
“O isolamento, o uso de máscara e a vacinação são determinantes para que os casos de infecção pela Covid-19 continuem caindo em Tupã”.
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado no sábado (10), Tupã soma 8.492 testes positivos da doença, sendo 8.168 curados e 244 mortes.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.