Regional

Tupã registra mais de 380 autuações por desobediência

A operação da Prefeitura de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) para fiscalização do cumprimento das medidas de segurança – na redução da proliferação do novo coronavírus – resultou em 386 autuações entre 1º de janeiro e 4 de julho deste ano.

De acordo com a chefe de setor de Vigilância Sanitária, Gisele Porteiro, a maior parte da população tem cumprido as orientações e a restrição de circulação instituída pelo Governo do Estado de São Paulo, mas há resistência.

“Muitas vezes abordamos os mesmos grupos de jovens, que já receberam três ou quatro autuações, e essa irresponsabilidade nos entristece”.

Nas abordagens, as pessoas flagradas desrespeitando as regras sanitárias têm seus dados pessoas coletados. A partir do nome completo, endereço e CPF, a Vigilância Sanitária faz o cruzamento das informações com os cadastros municipais de saúde e assistência social.

Gisele afirma ainda que muitos fornecem dados errados para tentar burlar a multa. No entanto, eles não ficam livres das penalizações. “Porque ainda que o infrator não receba uma notificação em casa, nós fazemos a publicação no Diário Oficial”.

As autuações são feitas com base no Código Sanitário, e aqueles que não protocolam recurso no prazo de dez dias têm a multa inclusa na dívida ativa. A restrição de circulação se aplica a qualquer atividade não essencial e qualquer aglomeração em espaços coletivos entre 23h e 5h.

O secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi, ressalta a importância de manter a conscientização sobre a necessidade de a população continuar com o distanciamento social.

“O isolamento, o uso de máscara e a vacinação são determinantes para que os casos de infecção pela Covid-19 continuem caindo em Tupã”.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado no sábado (10), Tupã soma 8.492 testes positivos da doença, sendo 8.168 curados e 244 mortes.

Daniela Casale

Recent Posts

Deputados acompanham andamento de obra da ciclovia de Avencas

Obra foi conquistada com articulação junto ao governo estadual (Foto: Divulgação) A deputada estadual Dani…

6 minutos ago

Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos

Interdição dos blocos e desocupação aconteceu em 2024 (Foto: Marília Notícia) A Vara da Fazenda…

2 horas ago

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

3 horas ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

3 horas ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

3 horas ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

17 horas ago

This website uses cookies.