Regional

Tupã e cidade chinesa firmam acordo de cooperação internacional

Acordo visa principalmente fomentar o comércio agrícola entre Tupã e Linyi (Foto: Divulgação)

Tupã deu um passo rumo ao fortalecimento das relações comerciais e culturais com a China, ao firmar um acordo de cooperação amistosa com a cidade de Linyi, localizada na Província de Shandong, na manhã desta última segunda-feira (21).

A cerimônia, realizada em Tupã, contou com a participação de autoridades brasileiras e chinesas, incluindo o vereador Eduardo Shigueru (PL), articulador do evento, além de representantes da empresa Sempre Verde, que já atua no intercâmbio agrícola entre os dois países.

O acordo visa principalmente fomentar o comércio agrícola entre Tupã e Linyi, com destaque para a exportação de amendoim brasileiro para o mercado chinês. A empresa Sempre Verde, de exportação de amendoim do Brasil para a China, deve ser uma das principais facilitadoras da cooperação, que também visa incluir a importação de insumos agrícolas e tecnologias avançadas da China para beneficiários dos agricultores locais.

A expectativa é que a parceria traga benefícios econômicos para a região de Tupã, com o aumento da produtividade e a criação de novas oportunidades de negócio.

Durante a conferência, Eduardo Shigueru destacou a importância estratégica desse acordo para ambas as cidades, após realizar uma visita à cidade de Linyi em 2023.

“Vimos um enorme potencial de cooperação, especialmente no setor agrícola. Agora, estamos prontos para expandir nossas exportações de amendoim e fortalecer as trocas comerciais com a China”, afirmou Shigueru.

O evento também contou com a presença de Renan Pontelli (PSDB), prefeito eleito de Tupã para o mandato 2025-2028.

Além dos benefícios comerciais, o acordo também prevê a realização de uma Exposição Linyi em São Paulo, para promover o intercâmbio cultural e abrir novas oportunidades de negócios na América do Sul. A iniciativa promete aumentar a visibilidade das cidades envolvidas e atrair investimentos para ambos os lados.

Linyi, uma cidade de destaque no setor agrícola chinês, é conhecida por sua produção de amendoim, castanha e chá, com uma economia que movimenta mais de 85 bilhões de dólares anuais, o equivalente a R$ 485,35 bilhões.

Com a nova parceria, Tupã espera não apenas contribuir com suas exportações, mas também aprender com a experiência de Linyi em práticas agrícolas avançadas, com a promoção de um intercâmbio de conhecimentos e tecnologias.

Wesley Murici

Recent Posts

Câmara aprova redução de benefícios fiscais; projeto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira (16) um projeto de lei que…

12 horas ago

Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015

O acesso à internet na primeira infância mais que dobrou em menos de uma década…

12 horas ago

Em última reunião ministerial, Lula diz que 2026 será o ano da verdade

Reunião ministerial ocorreu na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência…

13 horas ago

Policial invade casa da ex-namorada, troca tiros com militares e morre na região

Confusão e morte movimentaram o bairro Ouro Verde em Ourinhos (Foto: Laperuta Júnior/Passando a Régua)…

13 horas ago

Coletor é preso por ameaçar e empurrar companheira com bebê no colo

Um homem de 24 anos, que trabalha como coletor, foi preso em flagrante na tarde…

13 horas ago

Homem é preso em flagrante por descumprir protetiva e invadir casa da mãe em Gália

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (16) por…

14 horas ago

This website uses cookies.