+ Notícias

Prefeitura anuncia 105 novos espaços educacionais em escolas de Marília

Fachada da Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília apresenta nesta quinta-feira (19), às 9h, o projeto Educação Acolhedora, que será implantado em 61 escolas da rede municipal. A cerimônia ocorre no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, no Centro, segundo a Secretaria Municipal da Educação.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa, desenvolvida em parceria com a Planeta Educação, integra melhorias na infraestrutura escolar, metodologias pedagógicas e formação continuada de profissionais da rede.

O projeto prevê a adequação de 105 espaços educacionais especializados. Entre eles, estão 23 salas de Primeiríssima Infância, baseadas nas abordagens Pikler e Reggio Emilia, voltadas ao estímulo do movimento livre, autonomia e desenvolvimento motor das crianças, conforme a Secretaria.

Também estão previstas 21 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) multissensoriais, estruturadas com base na metodologia Snoezelen, com estímulos visuais, sonoros, auditivos, olfativos e táteis para ampliar o desenvolvimento dos alunos atendidos.

Outra frente é a implantação de 61 Salas de Acolhimento, destinadas ao suporte emocional dos estudantes, com foco em escuta ativa, segurança e bem-estar no ambiente escolar.

Segundo a administração municipal, com a implantação dessas estruturas, todas as 61 escolas contempladas passarão a contar com ambientes voltados à inclusão, ao acolhimento e ao desenvolvimento integral dos alunos.

O projeto também inclui ferramentas digitais, como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sistema de multiatendimento para apoio à gestão educacional.

A iniciativa prevê ainda a formação continuada de cerca de 500 profissionais da rede municipal, entre professores e gestores, com foco em práticas inclusivas e metodologias inovadoras, de acordo com a Secretaria da Educação.

O prefeito Vinicius Camarinha afirmou que o projeto reforça o compromisso com a qualidade do ensino. “Investir em ambientes educacionais acolhedores e na formação de profissionais é essencial para garantir oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para nossas crianças e cuidar do futuro da nossa cidade”, disse.

A secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, destacou o avanço na inclusão escolar. “Ao estruturar espaços de acolhimento e investir na formação docente, ampliamos as condições para que cada aluno desenvolva plenamente seu potencial”, afirmou.

Arte: Divulgação
Marília Notícia

Recent Posts

Dublin Residence devolve R$ 2,2 milhões em economia de obra para os compradores

Dublin Residence ao centro, com London à esquerda, Zurich à direta e o Marselha e…

11 horas ago

Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos

Vítima perdeu a vida após trágico acidente na SP-270 em Ourinhos (Foto: Artesp) Uma enfermeira…

17 horas ago

Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados

Maria Flávia morreu nesta madrugada (Foto: Divulgação) A Justiça de Assis condenou nesta quinta-feira (18)…

17 horas ago

Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado

Gabriel foi barbaramente assassinado na frente da família, que foi impedida de agir pelo irmão…

17 horas ago

Dani Alonso e Capitão Augusto propõem fornecimento de caneta emagrecedora pelo SUS

Proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação) A Deputada Estadual Dani Alonso (PL),…

17 horas ago

Dise apreende drogas escondidas em urso de pelúcia e apreende arma na região

Responsável pelo urso de pelúcia com drogas é investigado pela Dise de Tupã (Foto: Divulgação/Dise…

18 horas ago

This website uses cookies.