Marília

TSE inocenta Camarinhas por suposto abuso de meios de comunicação

A decisão é especialmente importante para Vinicius, que segue livre para disputar novas eleições (Foto: Divulgação/Alesp)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (9), livrou Abelardo Camarinha (Podemos) e seu filho, o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB), da condenação por abuso de meios de comunicação nas eleições municipais de 2016.

A corte deu provimento – ou seja, aprovou – um recurso especial eleitoral apresentado após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) declarar a suspensão dos direitos políticos da dupla por oito anos.

O processo, iniciado pela coligação do hoje prefeito Daniel Alonso (PSDB), teve sentença favorável aos réus na Justiça Eleitoral em Marília, mas foi reformada em segunda instância.

A decisão do TSE beneficia também o candidato a vice-prefeito de Vinicius há cinco anos e hoje vereador Élio Ajeka (PP).

Abelardo se livrou desse processo, mas é considerável inelegível em decorrência de outros casos (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

Votação

O recurso começou a ser votado em outubro do ano passado, com voto contrário do ministro relator, Sérgio Banhos, que livrou apenas Élio Ajeka das condenações do TRE.

Logo em seguida, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista – o que significa mais tempo para analisar o recurso.

O julgamento foi retomado com a liberação do voto de Moraes nesta terça-feira, favorável à família Camarinha. De acordo com o ministro, no caso deve prevalecer a “liberdade de imprensa”.

Para ele pesou o fato de Daniel ter obtido em diversas ocasiões direito de respostas em edições do Diário de Marília, fechado posteriormente pela Polícia Federal em decorrência de outras ações em que a família Camarinha é apontada como verdadeira dona do veículo de comunicação.

Moraes reconheceu que o jornal dava mais espaço para exaltação de Vinicius, então candidato à reeleição, e continha críticas mais contundentes contra Daniel Alonso, mas entendeu que tais situações não extrapolaram o limite do legal.

Ministro Alexandre de Moraes lê seu voto durante julgamento (Imagem: Reprodução)

O voto dele acabou sendo decisivo, já que o recurso foi aprovado por quatro votos a três.

A decisão é especialmente importante para Vinicius, que segue livre para disputar novas eleições. Já Abelardo é considerável inelegível em decorrência de outros processos e foi, inclusive, barrado do pleito municipal do ano passado.

O TRE também havia condenado o radialista Wilson Matos (rádio 950), o diretor da TV Marília, Antonio Alpino Filho (Toni), Vicente Giroto (rádio Jovem Pan) e a diretora do lacrado jornal Diário, Sandra Mara Norbiato, que também é apontada em outro processo como ‘laranja’ dos Camarinhas no veículo de comunicação.

Envolvidos

Procurado pela reportagem, o deputado Vinicius Camarinha respondeu: “Justiça! Só isso”. Ao Marília Notícia Abelardo afirmou que “foi feita justiça em uma ação maldosa e mentirosa promovida por Daniel e sua filha, tudo para nos tirar das eleições, mas, felizmente, prevaleceu a verdade”.

Já os advogados da coligação do prefeito Daniel Alonso lamentaram a decisão e disseram que discordam dela. “O acórdão do TRE e as provas nos autos são robustas. Ficou claro que houve o abuso de meios de comunicação e não se trata de mero direito de liberdade de expressão e livre crítica, pois os donos do complexo jornalístico eram os próprios candidatos”.

Os advogados do atual prefeito afirmaram ainda que vão aguardar a publicação da decisão para avaliar eventual novo recurso.

Assista a íntegra do julgamento do recurso especial eleitoral (começa aproximadamente após 47 minutos do início da sessão):

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

8 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

12 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

15 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

15 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

15 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

15 horas ago

This website uses cookies.