O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), em sessão realizada nesta última quarta-feira (11), negou recurso e manteve acórdão que julgou irregulares despesas assinadas pela ex-secretária municipal de Planejamento Urbano de Marília, Valéria de Melo Viana, na contratação de serviços.
Em 2015, durante gestão do ex-prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) – atual deputado estadual –, a então chefe da pasta assinou contrato entre a Prefeitura de Marília e uma engenheira da cidade, visando serviços de elaboração de laudos de avaliação monetária de onze áreas públicas.
O município pagou R$ 79.800 pelo serviço, contratado sem licitação, e acabou sendo alvo de uma representação da Organização Social de Interesse Público Marília Transparente (Oscip/Matra).
A entidade apontou que a dispensa de licitação só é permitida quando há “inviabilidade de competição para serviços técnicos”, desde que seja de natureza singular e que o profissional contratado seja especializado.
Segundo apontou a Matra, os serviços técnicos de avaliação imobiliária não podem ser tidos como de natureza singular, pois trata-se de trabalho ordinariamente realizado por profissionais da área de engenharia. A Oscip defendeu ainda que o serviço contratado por quase R$ 80 mil, poderia ser feito por engenheiros que já trabalham na Prefeitura.
A Corte de Contas julgou irregulares a inexigibilidade de licitação e, por consequência, o contrato. Por meio dos recursos, em que agora sofre nova derrota, a ex-secretária tenta reverter a decisão.
JUSTIÇA
Além da representação ao TCE-SP, a organização também denunciou o caso do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que instaurou um inquérito e ofereceu denúncia por improbidade administrativa contra a ex-secretária e um advogado do município. O servidor assinou parecer favorável à dispensa de licitação.
A ação teve sentença condenatória em primeira instância, mas os réus foram absolvidos após recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
OUTRO LADO
Ao Marília Notícia, a ex-secretária informou que conversaria com o advogado e retornaria, o que não ocorreu até o fechamento desta edição. O espaço segue aberto para manifestação.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.