Colocar em órbita um dos indivíduos mais ricos da Terra está se provando ser um passo grande demais para as seguradoras, que não estão dispostas a determinar um preço pelo risco de perder Jeff Bezos ou seus companheiros de viagem espacial.
O presidente da Amazon, um entusiasta do espaço ao longo da vida, tem competido com Elon Musk e Richard Branson para se tornar o primeiro bilionário a voar além da atmosfera terrestre. E embora as seguradoras sejam bem conhecidas por oferecer cobertura até mesmo para os riscos mais estranhos – a seu preço – , os potenciais acidentes no espaço ainda não estão entre eles.
“O turismo espacial envolve um risco significativo, mas não é uma questão que as seguradoras de vida especificamente questionem ainda, porque é muito raro alguém viajar para o espaço”, disse o porta-voz do Insurance Information Institute Michael Barry.
Há um mercado de quase US $ 500 milhões para seguros de satélites, foguetes e voos espaciais não tripulados, mas nenhuma exigência legal para uma empresa como a Blue Origin, fundada por Bezos, para oferecer esses serviços aos passageiros em caso de ferimentos, ou seguro de vida em caso de morte para turistas espaciais, disseram corretores e seguradoras.
“Não temos conhecimento de um caso em que alguém tenha seguro contra responsabilidade de passageiros”, disse Neil Stevens, vice-presidente sênior de aviação e espaço da Marsh, a maior corretora de seguros do mundo, à agência de notícias Reuters.
Supondo que eles decolem conforme planejado no próximo mês, Bezos e os outros aspirantes a astronautas da nave New Shepard da Blue Origin não apenas passarão vários minutos a 100 km acima da terra em uma cápsula do tamanho de um caminhão, eles também terão que voltar.
O único grupo que já voou com humanos suborbitalmente é a Virgin Galactic, de Branson. Todos foram testes, com uma falha em 2014 resultando em morte. A Blue Origin fez 15 voos suborbitais não tripulados sem falhas, mostraram dados do Seradata SpaceTrak em 10 de junho.
Bezos, Blue Origin e Virgin Galactic não responderam aos pedidos de comentários da Reuters sobre seus planos de seguro e registros de voos.
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