Tecnologia

Seguradoras não querem bancar a viagem espacial de Jeff Bezos

Colocar em órbita um dos indivíduos mais ricos da Terra está se provando ser um passo grande demais para as seguradoras, que não estão dispostas a determinar um preço pelo risco de perder Jeff Bezos ou seus companheiros de viagem espacial.

O presidente da Amazon, um entusiasta do espaço ao longo da vida, tem competido com Elon Musk e Richard Branson para se tornar o primeiro bilionário a voar além da atmosfera terrestre. E embora as seguradoras sejam bem conhecidas por oferecer cobertura até mesmo para os riscos mais estranhos – a seu preço – , os potenciais acidentes no espaço ainda não estão entre eles.

“O turismo espacial envolve um risco significativo, mas não é uma questão que as seguradoras de vida especificamente questionem ainda, porque é muito raro alguém viajar para o espaço”, disse o porta-voz do Insurance Information Institute Michael Barry.

Há um mercado de quase US $ 500 milhões para seguros de satélites, foguetes e voos espaciais não tripulados, mas nenhuma exigência legal para uma empresa como a Blue Origin, fundada por Bezos, para oferecer esses serviços aos passageiros em caso de ferimentos, ou seguro de vida em caso de morte para turistas espaciais, disseram corretores e seguradoras.

“Não temos conhecimento de um caso em que alguém tenha seguro contra responsabilidade de passageiros”, disse Neil Stevens, vice-presidente sênior de aviação e espaço da Marsh, a maior corretora de seguros do mundo, à agência de notícias Reuters.

Supondo que eles decolem conforme planejado no próximo mês, Bezos e os outros aspirantes a astronautas da nave New Shepard da Blue Origin não apenas passarão vários minutos a 100 km acima da terra em uma cápsula do tamanho de um caminhão, eles também terão que voltar.

O único grupo que já voou com humanos suborbitalmente é a Virgin Galactic, de Branson. Todos foram testes, com uma falha em 2014 resultando em morte. A Blue Origin fez 15 voos suborbitais não tripulados sem falhas, mostraram dados do Seradata SpaceTrak em 10 de junho.

Bezos, Blue Origin e Virgin Galactic não responderam aos pedidos de comentários da Reuters sobre seus planos de seguro e registros de voos.

Agência Estado

Recent Posts

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

13 minutos ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

13 minutos ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

13 minutos ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

14 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

15 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

15 horas ago

This website uses cookies.