Categories: Marília

Saúde faz balanço de campanha contra Poliomielite

Foto: Wilson Ruiz/Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Saúde, divulgou nesta segunda-feira (17), o balanço do dia D de lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e atualização das cadernetas de vacinação para o ano de 2015. No total, 4.440 crianças de seis meses a cinco anos de idade foram imunizadas contra a pólio – no sábado (dia 15), nas unidades de saúde do município.

“A campanha vai até o próximo dia 31 de agosto. Não haverá prorrogação por parte do Ministério da Saúde. Por isso, é muito importante que os pais procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível, para mantermos assim erradicada a poliomielite em nosso país”,  comenta Rachel Ramirez, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

O público-alvo das campanhas em Marília é estimado em aproximadamente 11.760 crianças. Por tratar-se de duas campanhas simultâneas sendo uma de vacinação indiscriminada (campólio) e uma de vacinação seletiva (atualização de cadernetas) é necessário que a caderneta de vacina seja apresentada juntamente com o cartão do SUS no comparecimento à unidade para vacinação.  “A imunização é uma das maiores intervenções em saúde pública na prevenção de doenças e óbitos, principalmente em crianças. Ela é fundamental no controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis. Graças às ações de vacinação, conseguimos erradicar a poliomielite do país. No entanto todos os países estão em alerta, e as ações de prevenção continuam com o objetivo de impedir que a doença volte a circular onde já está erradicada”, afirma Rachel Ramirez.

A supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica destaca ainda que o governo estadual prorrogou também até o dia 31 de agosto a vacinação contra a gripe no município.

“A vacinação para os grupos de gestantes e em crianças de seis meses até 5 anos de idade está com percentual bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. A nossa preocupação é grande, por se tratar de um público bem sensível às doenças respiratórias. Vamos continuar também com a imunização até o dia 31. Crianças e adultos que ainda não foram imunizados devem procurar rapidamente os nossos postos de saúde. A gripe é bem diferente do resfriado. A doença pode avançar para uma pneumonia e causar até a morte”, finaliza Rachel Ramirez.

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

6 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

6 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

6 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

6 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

7 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

7 horas ago

This website uses cookies.