Foto: Wilson Ruiz/Divulgação
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Saúde, divulgou nesta segunda-feira (17), o balanço do dia D de lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e atualização das cadernetas de vacinação para o ano de 2015. No total, 4.440 crianças de seis meses a cinco anos de idade foram imunizadas contra a pólio – no sábado (dia 15), nas unidades de saúde do município.
“A campanha vai até o próximo dia 31 de agosto. Não haverá prorrogação por parte do Ministério da Saúde. Por isso, é muito importante que os pais procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível, para mantermos assim erradicada a poliomielite em nosso país”, comenta Rachel Ramirez, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.
O público-alvo das campanhas em Marília é estimado em aproximadamente 11.760 crianças. Por tratar-se de duas campanhas simultâneas sendo uma de vacinação indiscriminada (campólio) e uma de vacinação seletiva (atualização de cadernetas) é necessário que a caderneta de vacina seja apresentada juntamente com o cartão do SUS no comparecimento à unidade para vacinação. “A imunização é uma das maiores intervenções em saúde pública na prevenção de doenças e óbitos, principalmente em crianças. Ela é fundamental no controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis. Graças às ações de vacinação, conseguimos erradicar a poliomielite do país. No entanto todos os países estão em alerta, e as ações de prevenção continuam com o objetivo de impedir que a doença volte a circular onde já está erradicada”, afirma Rachel Ramirez.
A supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica destaca ainda que o governo estadual prorrogou também até o dia 31 de agosto a vacinação contra a gripe no município.
“A vacinação para os grupos de gestantes e em crianças de seis meses até 5 anos de idade está com percentual bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. A nossa preocupação é grande, por se tratar de um público bem sensível às doenças respiratórias. Vamos continuar também com a imunização até o dia 31. Crianças e adultos que ainda não foram imunizados devem procurar rapidamente os nossos postos de saúde. A gripe é bem diferente do resfriado. A doença pode avançar para uma pneumonia e causar até a morte”, finaliza Rachel Ramirez.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.