Marília

Saúde faz ações “extramuros” e oferece testes rápidos para hepatites

Teste rápido ofertado na rede; sigilo absoluto e, em caso de positivo, acolhimento para tratamento.

Silenciosas, as hepatites virais são doenças que podem se agravar, incapacitar e matar, principalmente quando não são feitos diagnóstico e tratamento. Para proteger a população identificando novos casos e encaminhando para tratamento, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília promove o “Julho Amarelo”. Equipes de saúde vão para as ruas, nas chamadas ações “extramuros”. Duas datas já estão marcadas.

Serão realizados testes rápidos, disponibilizados preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, material de divulgação e esclarecimento sobre as hepatites virais. Embora o foco seja a doença, também serão feitos testes rápidos para HIV e Sífilis.

FEIRA NOTURNA

Em ação apoiada pelo Rotary Club de Marília Coroados, o ônibus da Saúde estará estacionado no próximo dia 26 (quinta-feira), na avenida das Indústrias, durante a Feira Noturna. O atendimento será das 18h às 22h.

O trabalho será realizado pela equipe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona por meio do Programa de Prevenção às ISTs/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

CENTRO

No próximo dia 28 (sábado) a ação será realizada na rua 9 de Julho, esquina com a avenida Tancredo Neves, na popular “Ilha”. Os profissionais de saúde farão abordagens e as pessoas serão orientadas fazer os testes rápidos, das 9h às 13h.

A enfermeira Alessandra Pereira, responsável pelo Programa de Prevenção, explica porque é tão importante ficar sabendo. “Quando a pessoa tem o diagnóstico, ela é inserida para tratamento. Há ainda uma outra situação: quem desconhece pode estar transmitindo, em relações sexuais desprotegidas”, disse.

ENTENDA A DOENÇA

As hepatites virais são provocadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, o último mais frequente na África e na Ásia. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que milhões de pessoas podem ter os vírus B ou C no organismo, sem ter nenhum sintoma.

As hepatites causam a inflamação do fígado por ação viral, devido ao uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem ser causa da doença. A transmissão varia de acordo com o vírus, podendo ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.

Os testes rápidos para hepatites têm função de triagem. Em caso de resultado positivo, é necessária a realização de exame laboratorial, garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

SERVIÇO

O SAE/CTA conta com funciona na rua 7 de Setembro, 793, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3451-2939 e 3413-7421.

Amanda Brandão

Recent Posts

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

19 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

19 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

19 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

19 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

19 horas ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

20 horas ago

This website uses cookies.