“No último dia 31 de dezembro, nós encerramos as atividades de intensificação destas campanhas. Apesar de ter havido uma adesão menor no início dos trabalhos de imunização, o resultado foi satisfatório e dentro das expectativas do Ministério da Saúde. Mesmo com o encerramento, é importante que os pais que ainda estão com as cadernetas de vacinação em atraso – especialmente das crianças menores de 05 anos de idade – as levem até os postos de saúde para a sua devida atualização”, afirma Rachel Ramirez, supervisora da Vigilância Epidemiológica.
Segundo Rachel Ramirez, a poliomielite – que foi erradicada do país graças às campanhas – é uma doença grave e a vacinação é fundamental para evitar o retorno do vírus ao Brasil, assim como também é importante a imunização contra o sarampo. “Já registramos, no ano passado, casos de sarampo em alguns estados brasileiros, como no Rio de Janeiro, em municípios de São Paulo e na região Nordeste. O sarampo é uma doença altamente transmissível e com o período de férias, quando muitas famílias viajam, os riscos de contágio são maiores. Por isso, alertamos aos pais ou responsáveis que levem a criança até uma unidade de saúde e regularizem a caderneta de vacinação”, ressalta a supervisora da Vigilância Epidemiológica.
A aplicação da vacina oral (gotinha) contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, é realizada nas crianças de 06 meses até menores de cinco anos de idade. Em relação à campanha contra o sarampo, a aplicação da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é feita em todas as crianças de 01 ano de idade até menores de cinco anos.
A vacinação pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7 às 18 horas e nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 7 às 17 horas. “Reiteramos que a vacina é a medida de prevenção mais eficaz que dispomos para combater estas doenças”, finaliza Ramirez.
Mais informações sobre as imunizações contra o sarampo e a pólio podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (14) 3402-6500.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.