Marília registrou, do início do ano até o dia 13 de maio, nove casos de meningite. A informação consta no informe semanal de agravos de notificação compulsória da Vigilância Epidemiológica da cidade.
A primeira morte foi confirmada neste ano na cidade foi no final de março. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde a vítima fatal foi um homem de 65 anos, morador da zona Oeste da cidade. O paciente sofria de hidrocefalia e contraiu meningite bacteriana depois de uma intercorrência hospitalar.
O óbito consta na 7ª semana do informe, correspondente ao período de 1º de janeiro a 18 de fevereiro de 2023.
No comparativo com o mesmo período do ano passado, a situação se mantém. Do começo de 2022 até o dia 10 de maio do mesmo ano, o município também apresentou nove casos e um óbito pela doença. No total do ano passado, foram 35 casos confirmados e quatro mortes.
A meningite é uma doença bacteriana grave e, quando acomete o paciente, pode deixar sequelas comprometedoras, podendo – inclusive – evoluir o quadro para óbito.
Há duas vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: a meningocócica C (aplicada em bebês e que está sendo disponibilizada aos profissionais de saúde) e a ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. Esse imunizante é aplicado em dose única em adolescentes aos 11 anos de idade.
Cidadãos de outras faixas etárias podem se vacinar, mas pela rede particular.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.